Pular para o conteúdo principal

Drogas na Adolescência


Por Alexandre Bento


O uso de drogas é um fenômeno que esta na história da humanidade há muito tempo. Nos dias de hoje é um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências sociais para o futuro dos jovens e de toda a sociedade. 

À medida que os tempos estão passando, os adolescentes ficam mais sujeitos ao contato com as drogas.  A adolescência é uma etapa da vida que os jovens são “rebeldes” (não aceitam orientações), pois estão testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento em que "naturalmente" afasta-se da família e se aproxima mais ao seu grupo.

Existem muitos motivos que encaminham os jovens para o mundo das drogas como: problemas com os pais, para serem aceitos em algum grupo, curiosidade pelo que é novo e diferente, amizades, entre outros… Esses motivos são suficientes para que os adolescentes caiam em um vício, que depois pode ser difícil sair ou abandonar completamente. 

Na primeira fase, a frase mais usada é "quando quiser largo isto, não sou dependente", mas o pior é que a cada dia que passa a situação vai piorando e as doses aumentando, mas a maneira de pensar continua até que eles cheguem ao ponto de total dependência.

São poucos os pais que percebem o rumo que seus filhos vão tomando, talvez por trabalharem tanto para conseguir dar aos filhos o conforto que não tiveram, e assim acabam cometendo o grande erro da desatenção. Muitos pensam que para os adolescentes serem “normais” eles devem ter tudo que quiserem de forma material.

Ao descobrirem que o filho adolescente está usando drogas, alguns pais começam a se sentirem culpados, ficam se questionando onde erraram na educação do filho. Eles ficam querendo saber por que essa situação esta acontecendo com seu filho se não lhe falta nada em casa.

Os pais e as escolas têm o dever de prepararem os adolescentes para a vida em sociedade. Mas será que o uso de drogas se reflete na educação que os adolescentes receberam? Vários fatores levam uma pessoa ao vício – a personalidade, os amigos e até facilidade de conseguir drogas. A família tem uma grande influencia mais até um certo ponto.

E você leitor o que acha de tudo isso?

Fontes:
www. aadolescencia1.blogspot.com acesso em 23.out.2011.

Crédito da imagem:
http://www.corposaun.com/terapia-na-adolescencia-pode-evitar-os-perigos-da-dependencia-quimica/14928/

Comentários

Maria Eduarda Sirydakis disse…
Alexandre, eu tava só esperando chegar algum novo texto pra comentar e quando me deparo, chegou esse teu texto com um tema excelente e "caiu como uma luva" pra idade que nós estamos vivendo agora, né? E concordo com o que tu citou no texto de que muitos jovens recorrem às drogas por causa de problemas familiares,entre eles, as brigas com os pais... Infelizmente, é a realidade!
bjs da lau Maria
Anônimo disse…
Alexandre, que boa escolha gostei muito do seu texto, concordo plenamente com a Maria, que os adolescentes recorrem as drogas por problemas familiares, e nem é só isso também existe aquele grande influencia dos amigos, e isso não deve ser fácil, nunca passei por isso e nem quero passar mais quando acontecer o melhor a fazer é receber os concelhos e acho que é sempre bom ter os amigos e a família te apoiado seja o que for sempre estarão do teu lado!
Beijos Maria Eduarda Vieira
Anônimo disse…
Alexandre, gostei muito do tema que você escolheu. As drogas estão virando uma coisa muito comum na vida de muitos adolescentes.
Vai que esse seu texto acaba abrindo os olhos de alguns desses jovens?

Eryck Schmitz
Anônimo disse…
Gostei muito deste tema ,ele pode não so ajudar aos adolescentes que sofrer ao entrar no mundo das drogas como outras pessoas ,ajudando os usuarios a sair desse vicio
Miqueluzzi
Anônimo disse…
Alexandre, gostei muito do seu texto, fala de um problema que muitos adolescentes se deparam, por seguirem ouvirem seus amigos falarem o quão bom as drogas são, ou pelos próprios país usarem. Muito legal

Igor Régis
Anônimo disse…
Alexandre,muito bom teu texto,drogas é um assunto muito comum agora na adolescência, como tu citou no texto e a Marias já falaram muitos dos jovens acabam entrando no mundo das drogas por conta de problemas familiares e também é muito comum encontrar por ai jovens usando drogas por causa de modinha e influência de amigos.Essa é a realidade de hoje e tomara que para o futuro as coisas já estejam mais amenizadas.
Beijos, Gabriela.
Anônimo disse…
Alexandre, gotei muito da sua postagem pois isso acontece muito com nós jovens. E além de ser um texto interessante é um exemplo para que as pessoas não entrem nesse mundo. Kalani Souza
Anônimo disse…
Alexandre,seu lindo,gostei muito do teu texto,esse assunto é muito bom e realmente retrata o que esta acontecendo na nossa sociedade. Concordo contigo que a escola e os pais devem sempre tratar desse assunto e também alertar os jovens para que isso não venha se tornar algo comum e destruir vidas e famílias. Beijo, Alice
Juliana Neves disse…
Oi, Alexandre!
Olha, acho que a sua escolha de tema foi ótima, pois (concordando com todos que já comentaram)acho que é algo que está entre nós, nos dias de hoje, entre os adolescentes. Muitos jovens recorrem às drogas não só por problemas familiares, mas por falta de dinheiro (que envolve o tráfico), ou por influência dos amigos, ou até mesmo por curiosidade.
Nunca tive problema com isso, mas acho que deve ser difícil lidar com esse tipo de coisa. É o nosso dever ajudar quem sofre com isso.
Ótimo texto! Bjo
Luan Alves da Silva disse…
Eu gostei bastante desse texto, pois na os adolescentes, hoje em dia, estão consumindo muitas drogas e esse texto explica bem isso. Gostei bastante.
Guilherme disse…
É Alexandre realmente seu texto ficou muito interessante, pois como muitos já falaram, é um problema que ocorre muito nas vidas de muitos jovens,sendo na maioria das vezes relacionados com problemas familiares. E a falta de atenção dos pais com os filhos nesse momento também acaba prejudicando, fazendo com que seu filho ou filha continue nesse caminho...