Pular para o conteúdo principal

África

por prof. José Carlos,


Estudantes, o vídeo abaixo nos possibilita refletir sobre questões políticas e econômicas relacionadas ao espaço africano. Após assistir o vídeo com bastante atenção e rever nossos estudos, faça anotações que julgar relevante. Produza um comentário aqui no blog da turma. Abraços.

Comentários

PortalKe$hareal disse…
Vejo realmente o problema não é da África mais sim as pessoas que vem e trazem esse problema a ela. Poderia ser diferente, mesmo sendo o continente mais rico da terra ainda tem muito sofrimento muita fome e maus tratos. Falta muito ainda para dizermos que somos iguais. Rafael Machado.
Anônimo disse…
Realmente, o problema não começou na Africa. A Africa foi induzida a ser isso, pois se ela não sofresse com a exploração da Europa ela poderia ser bem melhor.
Por Larissa
Prof. José Carlos disse…
Rafinha e Larissa, importante o destaque que vocês deram para o processo histórico, só não esqueçam que os problemas também estão relacionados às questões internas de cada país..Bj.
Anônimo disse…
A África apesar de ainda ser o continente mais rico, apresenta muito sofrimento, muita miséria, muito trabalho escravo de crianças, isso fora causado com os conflitos da colonização, isso tudo pelo modo de vida que as pessoas de fora os impõem. Muitos povos de cada país guerreavam e com isso ajudaram a desfavorecer o continente, além é claro dos fatos internos de cada país em sí que não se ajudavam, que desperdiçavam tudo e não ligavam para sua nação. Mais ainda o mundo acha que é perfeito, tirando a África, pois muitos mostram a África com uma caricatura triste e indigna, mais porque não fazem nada para ajudar esse continente, a muda-lo, a torna-lo igual perante aos outros?


Cibele Martins
Anônimo disse…
Este vídeo nos passa a mesma mensagem que o filme Hotel Ruanda nos explica.A áfrica é este continente pobre por causa que o continente europeu começou a comandá-los.Entrou na áfrica para dominá-la e para conseguir isso,apoiou apenas uma 'tribo'(dando armamentos) e não a outra,fazendo então que as tribos entrassem em conflitos,entrassem em guerra.Por enquanto que as tribos estavam em guerra o continente europeu explorava a áfrica e retirava toda sua riqueza para mandar para as metrópoles.
Amanda Bressan
Anônimo disse…
É tão "engraçado" como o continente mais rico possa ser o mais pobre. E isso não é um problema que surgiu com eles, é um problema que os acompanha à uma longa data. Nesse vídeo fica bem claro as heranças deixadas pelo colonialismo e o neocolonialismo. Por: Catharyna Campos.
Muriel van Tol - 8ª B disse…
A Africa apesar de ainda ser o continente que contém mais riquezas, trabalha exportando a sua riqueza par continentes mais ricos como a Europa. Por causa disso que atualmente a Africa está menos desenvolvida do que continentes com menos riquezas naturais. Os europeus chegam semeiam a discórdia entre os grupos que viviam na África antes, fazem eles brigarem e matarem uns aos outros e se aproveitando desse cenário se apoderam das riquezas do continente africano para beneficio próprio, sem que os grupos se deem conta que eles deveriam lutar contra os europeus e não uns contra os outros. Assim a Europa não leva culpa nenhuma sobre o que acontece na África atualmente e as pessoas passam até a acreditar que isso é até natural.
Anônimo disse…
Com certeza hoje em dia, o continente Africano é o mais rico de todos, mas infelizmente ainda hoje sofre com os problemas deixado por seus colonizadores, um exemplo bem conhecido é a fome e a pobreza, que foi uma das heranças deixada pelo colonialismo e o imperialismo.


Maria Eduarda Broering
Anônimo disse…
Realmente a influência Europeia na atual situação da África é muito marcante, visto que a exploração é a principal causa da pobreza na África. Como já estudamos na disciplina de geografia, era favorecido militarmente um grupo de um determinado espaço da África para que eles pudessem controlar os outros inúmeros grupos, como estratégia de colonização. Mas não podemos deixar de lembrar que a situação da América Latina já foi parecida. Comparando a África com a a América Latina, no meu ponto de vista o vídeo sugere que poderíamos ser desenvolvidos, com nossas riquezas naturais, porém, não somos porque fomos explorados e influenciados a seguir o padrão que as grandes potências exigem.

Por Bruna Margutti
Anônimo disse…
Pode se dizer que situação vivida na África naquela época da colonização européia, muitos grupos eram favorecidos, não para o bem deles, e sim para que ouve-se uma maior facilidade dos europeus. É simplesmente inacreditável que o continente mais rico possa ser um dos mais pobres do mundo. Até hoje os Africanos sofrem com as heranças do colonialismo e neocolonialismo, que, neste vídeo, deixou em evidência esses fatos.
Por: Gabriel Soares
No vídeo conseguimos perceber que o continente Africano, realmente ainda não conseguiu superar as dificuldades trazidas pelos estrangeiros, trazendo as armas com isso formando guerras, trazendo a discórdia,fazendo crianças de escravos,enfim, dando inicio a matança. Mas não podemos esquecer que esses problemas existem em muitos países, e o Brasil não foge disso. Os governantes a todo momento nos tentam convencer que suas políticas são satisfatórias, que o trabalho escravo não existe, enfim, o Brasil assim como a África e outros países estão mergulhados em problemas que precisam ser encarados com responsabilidades.
Vitória Teixeira
Anônimo disse…
A Africa foi colonizada e por causa disse os Europeus que chegaram ali, mudaram varias coisas mexendo com o que já havia ali.
Esse continente e pode ser considerado rico financeiramente mas nos conceitos com relação a saúde, educação e ajuda aos necessitados ele é considerado muito pobre,isso podemos ver no vídeo.
O Europeus chegaram na Africa e colocaram um grupo contra o outro fazendo com que eles tivessem rixas, e essa herança deixado pelos Europeus vive na Africa até hoje.

Gustavo Pinheiro 8ºB
brunaveneski disse…
Realmente, o problema não é da África, os problemas vieram com os colonizadores que só tinha interesse em explorar e não investir. Assim, o continente mais rico acaba sendo o mais pobre como disse a Catharyna, pois não há como se sustentar com o que a terra tem a oferecer. É uma questão de lembrar das heranças coloniais.
Anônimo disse…
O mundo imperialista e colonialista tem uma dívida grande com o continente africano; gigante, rico, mas extremamente abusado e explorado pelas potências ocidentais.
Já os problemas internos comuns nos países africanos, guerras e flagelos ocorrem devido a antigos conflitos tribais e culturais.
Torço por uma Africa melhor!

Por: Carolina Simões
Anônimo disse…
Estes problemas que os países da África enfrentam, foram, em grande parte, causados pela colonização europeia, que causou muitos conflitos entre povos, fez com que a África diminui-se suas atividades produtivas para a introdução do plantation, causando uma grande pobreza, assim quando os países africanos se tornaram independentes, tiveram que recomeçar tudo de novo, com vários problemas internos, conflitos dentro dos países e com uma grande pobreza.Por isso acredito que quase todos os problemas que os países africanos apresentam são heranças coloniais.
Por Lucas Muller
Anônimo disse…
Este vídeo fala que a África e o continente mais rico mais também e o continente onde tem muito trabalho escravo muito miséria, fome. O vídeo conta que os problemas da África não começaram na África começaram por pessoas fora da África colocando uma tribo contra outra e enquanto essa tribos estão guerreando os estrangeiros começam a dominar a África. Por : Thiago Bruno
Anônimo disse…
O problema é que a África não teve chances alguma para se desenvolver, desde o inicio ela teve uma forte exploração, tanto na população, como em suas terras, acho que se ela não tivesse sido explorada e colonizada pelos europeus não haveria tanta fome e pobreza neste continente...

por Vitória Barcelos