Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa

  por Daniel Baron e Carmem Igisk*  

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Para alertar a população sobre a luta contra o câncer de mama e para esclarecer mitos sobre a doença, a Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC promove em Florianópolis o Movimento Outubro Rosa.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


Em Florianópolis, a velha figueira aparece colorida.



CRISTO REDENTOR ROSA
Nesta edição 2011 do Outubro Rosa, a FEMAMA lança a campanha “Faça por mim” para o movimento. A campanha tem como foco a detecção precoce da doença e é dirigida às mulheres e às pessoas que convivem com elas. A proposta da FEMAMA é envolver toda a comunidade em torno não só do entendimento acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, também - e principalmente - incentivar as mulheres a terem uma atitude em relação a isso. “O exame de mamografia detecta com grande margem de segurança um tumor no seio antes que se possa sentir o nódulo e, se realizado na fase inicial da doença, aumenta em aproximadamente 95% as chances de cura”.
E o lema é “MULHER!MULHER! O CÂNCER DE MAMA TEM CURA!! MAMOGRAFIA JÁ!”




* Mãe do Daniel e Gerente de Enfermagem,CEPON-FPOLIS-SC












, também - e principalmente - incentivar as mulheres a terem uma atitude em relação a isso. “O exame de mamografia detecta com grande margem de segurança um tumor no seio antes que se possa sentir o nódulo e, se realizado na fase inicial da doença, aumenta em aproximadamente 95% as chances de cura”, explica Maira Caleffi.

Comentários