Pular para o conteúdo principal

História dos Sapatos

por Maíra,

Os Sapatos surgiram quando houve a necessidade de proteger os pés, e nas principais regiões quentes eles eram de fibras de plantas ou couro. A produção de sapatos começou em 1760 em Massachusetts, Estados Unidos, quando abriu a primeira fábrica. O artesanato cedeu lugar à produção industrial.

“Em Roma o sapato indicava a classe social do usuário. O calceus, sapato fechado dos cidadãos originou o nome calçado e não podia ser usado por escravos.” A numeração dos sapatos foi criada na Inglaterra, quando Eduardo I, uniformizou as medidas, decretando que uma polegada correspondia a três grãos de cevada colocados um atrás do outro. “O pé, até o século XX, era considerado símbolo de castidade, uma parte do corpo mais tentadora que os seios, por isso devendo ser protegido dos olhares cobiçosos.”

O Sapato no Brasil
Utilizavam só para proteção, mais quando a corte de Portugal veio, em 1808, o comércio sofreu um incremento e os costumes europeizaram-se, passando o sapato a fazer parte da moda. Nessa época os escravos eram proibidos de usar calçados, mas quando eram liberados a primeira coisa a fazer era, ir comprar um par, como não era de costume usar, ficava mais como um símbolo de classe, carregando nas mãos ou nos ombros.

Apesar de ter muitas sapatarias no Rio de Janeiro, a maioria dos calçados eram importados da Europa. Nessa época, final do século XIX, a moda era a botina, de camurça, pelica ou seda para as mulheres mais abastadas, e chinelos para os restantes das mulheres.

“No pós-guerra houve uma mudança muito grande na maneira de vestir e de calçar. A mulher passou a sair às ruas, praticar esportes e cuidar do corpo, sendo o tênis inventado nessa época. Além disso, como os vestidos encurtaram, os sapatos ficaram mais à mostra, aumentando a preocupação com a estética do calçado.”

Com o tempo foram criados vários tipos de sapatos, como podemos ver hoje, desde o chinelo até uma bota com cano alto, desde o mais baixinho como o chinelo até os mais altos como as plataformas que vão até 15, 20 centímetros. Além de ser muito bonito, deixar a pessoa mais elegante e arrumada, os saltos também trazem danos aos pés, como má postura, problemas no joelho, joanete entre outros e segundo um estudo, os sapatos colocam muita pressão sobre o joelho, aumentando o risco de degeneração articular e artrose. Então devemos cuidar muito mais de nossos pés, pois sem eles, não vamos a lugar nenhum. E para continuarem elegantes e bonitas vão algumas dicas para o melhor uso dos saltos:

·         Alternar a altura do salto
·         Modelos alternativos: tênis, sandálias, chinelos, rasteiras entre outros e também alternando no dia-a-dia.
·         Sapatos baixos (tênis) para dirigir e andar a pé
·         Massagear os pés
·         Alongar a panturrilha


Então você que é mulher e que adora usar um salto, use essas dicas, assim poderá continuar com a sua e elegância e a sua saúde e dos seus pés!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapato

Comentários