Pular para o conteúdo principal

África

por prof. José Carlos,


Estudantes, o vídeo abaixo nos possibilita refletir sobre questões políticas e econômicas relacionadas ao espaço africano. Após assistir o vídeo com bastante atenção e rever nossos estudos, faça anotações que julgar relevante. Produza um comentário aqui no blog da turma. Abraços.

Comentários

Larissa Leal disse…
Larissa Leal de Souza Martins
Um vídeo que mostra de uma forma fácil e critica a questão das heranças culturais e suas consequências vistas ainda hoje nos países subdesenvolvidos, exatamente o que estamos tratando em aula.
Gostei munto do que a mulher(não achei o nome dela) falou:"Os problemas da África, não começaram na África" e o que o moço fala do ponto de vista dos africanos que para eles é como se o resto do mundo fosse perfeito, mas que depois ele percebe que não é bem assim. Só que o que mais me chamou a atenção, talvez por me identificar mais foi o comentário do último homem sobre a America Latina e sua comparação com os macacos e papagaios.
Bom é isso Zé, gostei muito da proposta e de ser a primeira a comentar, heoheoheohoe, brincadeira.
Anônimo disse…
Raí F. Dietrich
Um vídeo que na minha opinião mostra um outro ponto de vista pois nós sempre tivemos com exemplo a seguir os países desenvolvidos do norte mas oque nos temos que perceber é que a grande maioria dos problemas que nos estamos tendo agora é resultado de coisas que eles fizeram no passado. E isso nos faz repensar se nos estamos seguindo as pessoas certas.
Sofia Aseff disse…
Achei muito, mas muito interessante mesmo esse vídeo Prof,concordo plenamente com todas as pessoas entrevistadas, mas vamos por partes, A mulher ( que não diz o nome) falou tudo, que a maioria dos problemas do continente é causado pela ganância dos países de fora que só estão interessados em lucrar com a guerra dos países africanos (não só Africanos na verdade na minha opnião, pois o mesmo eu vejo acontecer com a Palestina) com o armamento bélico que eles vendem para os países em guerra, e depois vem ocmo "os salvadores" intervir no meio, até a midia quer passar a todos essa idéia creio eu..
Outro ponto interessante foi o que o escritor Galeano disse, sobre o medo de a América Latina se tornar uma caricatura decadente do norte, porque estaos cada vez mais comprando os conceitos de lá.
Bem é isso, desculpem se falei demais, mas penso que o video é ótimo parta refletir nossos valores.
Abraço Zé.
Pessoal, todas as falas estão ótimas, porém o Eduardo Galeano disse tudo: queremos ser papagaios, macacos, repetir e imitar a cultura alheia?
Boa sorte!
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa, Raí, Sofia,valeu pelas contribuições..vocês levantaram questões sérias e oportunas para que possamos pensar que Mundo queremos.Prof. José Carlos, bj.
Maria Eduarda Barcelos disse…
Achei o vídeo muito interessante, mais o que eu mais gostei foi da fala da Mulher , em que ela diz exatamente oque estamos discutindo em aula, que tudo que está acontecendo na África, vem do passado, a chamada herança colonial, pelo jeito que ela diz ela se orgulha em morar na África e ela quer que esse estado triste em que vive a população mude, pois é um lugar muito rico e tem tudo pra dar certo. O vídeo tambem diz que não é só a África que está com esses tipos de problemas. Então é isso ai professor, valeu.
João Vitor Sandri Coelho disse…
Acho que este video, serve para abrir nossos ólhos em relação aos países que hoje em dia são julgados como perfeitos e civilizados. Ele nos mostra que a história e o meio com que esses países desenvolvidos conseguiram o atual poder está manchado pelo sangue dos africanos e latinos
ooooooo, escrevi pouco mas escrevi bonito!uahuah
Maira Moreira Mayer disse…
Um video que mostra verdadeiramente tudo que está acontecendo ou já aconteceu mais deixou marcas. E como mulher disse, a uma grande invasao de outros Países, principalemente na Africa, acho que isso nao tem necessidade, isso acaba gerando muitos conflitos no qual nao há necessidaade.Acho que cada país pode ter suas condiçoes de se manter sem a invasao de outros.
Achei muito interresante o que o senhor Eduardo Galeano disse, vamos ser como eles do norte? mais porque se eles tem um grande consumo, e nem tem um passado bom e nao fazem só coisas boas, como ele disse, acho que temos capacidade de gerar um mundo melhor, diferente, nao precisamos se espelhar em algum e fazer igual.Podemos ser unicos.
Acho que posso ter dado uma fugida do conteudo que estamos estudando, mais foi isso que me chamou mais a atençao.
E é isso, espero que gostem do meu cometario.
Por mais que o vídeo seja um banho de água fria,
não se vê nada além da pura verdade que se fez imposta pelos países que se classificam superiores.Tanto na forma que a senhora falou que "Os problemas da África, não começaram na África" e também na forma que o primeiro senhor coloca sua ideia, faz com que se tenha uma plena ideia do que todos sempre quiseram esconder todos esses anos de "dominação".
Anônimo disse…
Felipe Till:
Este vídeo nos mostra de uma maneira bastante simples e marcantes o modo como as heranças coloniais ainda se mostram muito fortes na cultura Africana. Nos mostram uma realidade dura de um país que em comparação com outros, mal deixou de ser uma colônia de exploração e mesmo sendo independentes continuam dependendo de outros países para fixarem a sua econômia, esses mesmo países que por causa de riquezas fizeram com que as suas próprias tribos matassem umas as outras e, enquanto isso retiraram tudo o que puderam desses lugares para o seu próprio enriquecimento.
Nos mostra o quanto outras nações podem ser crueis a ponto de praticarem um genocidio em um local para apenas se auto valorizarem.
Anônimo disse…
Mateus
Concordo com o joao. O vídeo serve para abrir nossos OLHOS(sem acento, né?hehe) para o que realmente acontece nos países subdesenvolvidos.
Achei realmente interessante a questão que a africana levantou: Os problemas da África não começaram na África. Os "brancos" fazem duas tribos brigarem. eles dão armas para um dos grupos e isso faz com que elas se odeiem ainda mais. Isso cria meio que um ciclo vicioso.
outra coisa: o que o uruguaio falou realmente nos faz pensar...será que temos que ser como os papagaios, que são considerados desenvolvidos por imitarem sons alheios? ou podemos realmente mudar o mundo com açoes pequenas?
E é isso, zé. Acho que escrevi um pouco demais, mas é o que eu penso...hehe
abraços
Iara Gaia disse…
Esse video mostra muito bem o que acontece desde do passado até os dias de hoje na África.Em nós pensarmos que crianças são obrigadas a trabalhar e até mesmo matar,que são separadas de sua familia para ser escrava e comercializada.E não apenas a crianças como mostra as imagens do video mais muitos adultos também.E as declarações do video fala tudo,não foi povo Africano que criou esses conflitos,essa escravição pelos minerais,na verdade quem fez isso acontecer foi os comerciantes com muito poder financeiro,e muita ajuda política.E esses aspectos nós mostram bem que desde de quando a África foi descoberta houve muito sangue,muita exploração naquele local e sem contar o sofrimento do seu povo.Mas o video tambem mostra que não foi apenas a África que teve muito sofrimento pois países da América Latina também,um exemplo já estudado por nós foi o Brasil,que também teve muita exploração,sangue e muitos outros apectos negativo.
marcelo disse…
por Marcelo de oliveira silva filho
Este vídeo mostra a herança culturais e suas consequências nos países subdesenvolvidos e é isso aproximadamente no que nos estamos vendo na aula de geografia .
o que nos os povos de países subdesenvolvidos estamos, sofrendo consequências do que ocorreu no passado com nossos povos
Anônimo disse…
Enrico R.Mestriner
Um vídeo muito interessante, concordo com o ponto dos entrevistados, com propostas totalmente reais mostra a realidade na África, a vida na África.
O que nós temos que perceber é que a maioria, se não todos os problemas. são frutos do passado, pela ganância, de países de fora querendo lucro fácil as custas da África "prejudicando" literalmente estes países.
Sendo assim "bejo du gordo".Zé lindo
Anônimo disse…
Este vídeo me chamou atenção, pois ele mostra de uma forma mais clara de como é a cultura e a vida que os africanos levam.
No vídeo uma das partes que mais me chamou atenção, foi quando uma moça disse que os problemas da África não vierão da África, e que vierão de outros lugares"
Bom, gostei bastante do vídeo pois ele fala sobre as Heranças da África e neste trimestre estudamos sobre as Heranças Coloniais,beijos Ana Cristina Nicolau da Silveira.
Prof. José Carlos disse…
Caros, Duda,João, Maíra, Till, Mateus, Iara, Marcelo, Rico, Ana...vocês levantaram questões importantes, cada um do seu jeito, demonstrando sensibilidade e conhecimento. Parabéns!!
Anônimo disse…
nathalia lima:

Acho que esse vídeo me fez refletir, e acabar lembrando as aulas de geografia. Onde relacionei tudo o que a África passou, por no começo ter sido uma colônia de exploração e depois ainda ser dividido pelas grandes potências para ser explorada e abastecer indústrias. E quando assisti os depoimentos do vídeo foi chocante, pois os Africanos falando sobre o sofrimento, fome e exploração de minerais e crianças que acontece até os dias de hoje, e isso apenas pela política que quer cada fez, mas ficar e rico e não liga para seu povo
Anônimo disse…
Este video mostra a realidade da Africa,tanto antigamente como nos dias atuais. A exploraçao de pessoas, a ganancia dos países de fora sobre a Africa, uma coisa enorme e desmoralizante. Isso tudo querendo ou nao deixaram marcas, marcas que jamais serão esquecidas pelos Africanos,pois além disso muitos povos foram separados pelas grandes potencias. Eu nao tenho dúvidas em dizer que isso é uma vergonha mundial, a ganancia, a escravatura, a exploraçao,a fome e o sofrimento, tudo isso é triste e me deixa intrigada ao saber que isso nao irá parar tão cedo. E aí eu me pergunto, "cade a justiça?" tem pessoas que nao deveriam estar atrás das grades e estão e quem realmente deveria estar lá, está perpetuando o mal no mundo.

Kainah Nunes Azambuja
Anônimo disse…
Vitor Santos
Acho que o vídeo mostra muito bem a realidade por baixo de toda a "maquiagem" feita pelos países mais desenvolvidos, já que o subdesenvolvimento na África ocorre muitas vezes por conta da exploração sem controle feita pelos países desenvolvidos como foi abordado no vídeo.