Pular para o conteúdo principal

Karate-do

por Daniel, 

 O karate-do foi uma arte marcial praticada secretamente na ilha de Okinawa no Japão usado por pessoas comuns que estavam proibidas de usar armas, então para se defenderem usavam suas próprias “armas”, as partes de seu corpo, por isso que o significado do nome é “A arte das mãos vazias”. No Karatê existem vários estilos, mas os principais são Shotokan, Goju-ryu, Wado-ryu e Shito-Ryu.
Assim como vários outros esportes, o Karatê tem campeonato, contando com duas modalidades kata e kumite.
Kata - É uma luta imaginária, uma seqüência de ataques e defesas para diversas direções, dizem que o Kata é um resumo de lutas de grandes mestres do Karatê. No campeonato é dividido entre Kata individual e Kata em equipe, no individual a pessoa faz sózinha contra outra adversário, e na equipe são 3 pessoas, e os juízes escolhem quem foi melhor.



Kumite- É uma luta por pontos entre dois adversários dando socos e chutes, dependendo da região e do golpe feito, vale tantos pontos. Os adversários são obrigados a usarem luva, protetor bucal, protetor de pé e faixa (azul ou vermelho), na qual um lado é representado com azul e o outro vermelho. No karatê existem três regiões onde se pode dar o golpe, entre ele, chudan que é da linha dos ombros até a faixa, jodan que é da linha dos ombros pra cima e gedan que é da faixa pra baixo (não vale golpes nessa região do corpo). Socos nas áreas válidas valem 1 ponto (ippon), chutes chudan valem 2 pontos (nihon), chutes jodan e soco quando o adversário está no chão valem 3 pontos (sanbon). A luta das crianças vai até 6 pontos e é 2 minutos de luta e a dos adultos é luta por até 8 pontos de diferença com 3 minutos de luta. 


Comentários

Anônimo disse…
Muito boom