Pular para o conteúdo principal

Tabu/anéis no pescoço


Por Natália Vieira

Tabu é considerado uma tradição cultural aceita por algumas e desprezada por outras sociedades. Cada cultura possui suas especificidades. Em algumas o uso do corpo é muito frequente, como por exemplo pendurar ganchos nas costas, colocar chifres na testa, tatuar os olhos, dentre várias outras variações mundo afora.

Na região de fronteira entre a Tailândia e Birmânia, as mulheres usam anéis de bronze em seus pescoços. Eles são considerados como símbolo de beleza dentro de seu povo – Os Padaung.

O número de anéis esta ligado com o status dentro da comunidade. Os primeiros anéis são colocados aos cinco anos de idade. Antes de se colocar os anéis que enfeitaram seus pescoços eles são untados com pomada, massageados, revestidos com almofadas para proteção para só então os anéis serem colocados.

Aquela que retirar ou tentar retirá-los é punida cruelmente. A mulher fica deitada sem os anéis e se tentar se levantar corre o perigo de quebrar o seu pescoço. Em minha opinião é algo cruel, mas temos que respeitar as culturas de cada povo.

Próximo a essa cultura também existe uma outra em algumas regiões da África ocidental. Trata-se do achatamento do peito. Mas hoje em dia dentre quatro garotas só uma se submete ao achatamento onde um membro do grupo usa uma concha de madeira aquecida como tentativa de impedir seu crescimento.

Comentários

Anônimo disse…
Jesus, na minha opinião é horrível viver com anéis mais como faz parte da cultura deles, temos que respeita ne. Vitória Botelho
Anônimo disse…
por lesliane

texto legal eu não sabia que elas eram punidas se restiraçem