Pular para o conteúdo principal

A construção de Usinas Hidrelétricas

por Luisa,

A energia hidrelétrica é uma das principais formas de energia renovável do planeta. Nos últimos anos com o crescimento da industrialização, as usinas hidrelétricas vêm recebendo apoio tanto da área pública como privada, por produzir energia de forma limpa, barata e não poluente. No entanto apesar desse potencial a instalação de usinas hidrelétricas tem consequências para a região onde ela está localizada. Existem aspectos positivos e negativos, como aspectos positivos, podemos citar a geração de energia, desenvolvimento econômico, etc. E com os aspectos negativos destacamos os problemas sócios ambientais.
As torres da igreja  - o que sobrou da cidade antiga,
após o alagamento
Com isto percebemos em nossa pesquisa a Itá [1] que há uma igualdade perante aspectos negativos e positivos. Para toda cidade, estado, ou país é excelente ser reconhecido turisticamente, pois aumenta o capital da cidade (país ou estado) e melhora toda a estrutura do lugar. Quando fomos a Itá realizamos pesquisas, ou seja, entrevistamos moradores da antiga Itá (antes da construção da UHE e após a instalação) e com isto pudemos perceber que a maioria da população acha que muita coisa mudou após a construção. 

Todos os entrevistados possuem a mesma opinião, relatam que a vida da população e a natureza foram os mais prejudicados, porém reconhecem que após isto a cidade tornou-se melhor reconhecida turisticamente e então tudo se tornou melhor e mais amplo, e a maioria prefere a nova cidade de Itá.

Todos sabem que a mudança brusca em nossas vidas não é fácil e foi isso que os moradores relataram, que as mudanças que suas vidas tiveram no começo não foram muito agradáveis, todos acham que o período de se acostumar com os nossos vizinhos, nova casa, ambiente, tudo, foi difícil, mas depois só alegria.

Com isto concluímos que após a construção da UHE, o padrão de vida das pessoas melhorou e a estrutura da cidade também. Porém, talvez no futuro a construção da UHE possa se tornar algo ruim, pois a natureza foi a principal afetada, e precisamos disso para viver, e a consequências será colhida lá na frente.
[1] Esta pesquisa de iniciação científica intitulada "Itá e suas mudanças de paisagem", foi realizada pelos estudantes Luísa, Larissa (8ºC) e Victor (8ºC), no primeiro semestre de 2012. A cidade de Itá localiza-se no Oeste catarinense e sofreu alagamento em função da construção de uma Usina Hidrelétrica. 

Comentários