Pular para o conteúdo principal

Oriente Médio


Por Larissa Machado.

O Oriente Médio localizado na parte sudeste do continente asiático onde predominam as paisagens desérticas e semidesérticas na Ásia. Atualmente vivem nele cerca de 299 milhões de pessoas distribuídas irregularmente entre os 15 países dessa região. A convivência desses países muitas vezes são tensas pelo fato da intolerância religiosa às vezes provocarem conflitos armados. Além disso há também conflitos por territórios entre países fronteiriços por água e por petróleo. Esses aspectos tornam ele uma das regiões politicamente mais instáveis do mundo. 

O Oriente Médio possui diversos países como: Turquia, Líbano, Israel, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita, Síria, Irã, Kuwait, Barein, Catar, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos e Afeganistão. Esse espaço abrange uma grande área de petróleo que teve sua exploração iniciada nas primeiras décadas do século XX. Encontrou-se uma grande reserva dele na Arábia Saudita, porém neste país, apesar das riquezas, pode ser localizado um índice de mortalidade infantil e alfabetismo muito grande. Logo podemos afirmar que a riqueza é desigualmente dividida. 

Na verdade a riqueza da exploração de petróleo só beneficiam as elites. Pequena parte do lucro é investida em setores como a indústria e a pecuária Grande número de jovens são atraídos para o centros urbanos para trabalhar na exploração de petróleo ou nas refinarias. Os países acabam sofrendo por não investirem na produção agropecuária (cuja outra grande dificuldade é o clima árido e a escassez de água).

Concluo que esses países precisam investir na áreas agropecuárias pois a maioria dos habitantes não tem conhecimento ou não se beneficiam pela exploração de petróleo. 

Referencia:
BOLIGIAN, Levon [et.al]. Geografia espaço e vivência: o espaço geográfico mundial.  São Paulo: Atual, 2009.

Comentários

Anônimo disse…
por lesliane

legal usar o texto de sala e ficou bomm
Pedro disse…
esses caras adoram um guerra e fazem de tudo pra começar uma ahahahaha pedro bobsin