Pular para o conteúdo principal

Cotas: uma desculpa pelo passado*


Por Julia Vicente

As cotas, em minha opinião, são injustas porque foram criadas para “pedir desculpas” por um passado, porém quase todos os brasileiros foram explorados um dia, e se a maioria dos brasileiros foi explorada no passado deveria ser igual para todos, ou seja, não haver cotas.

Tem outro lado da minha opinião. Eu sou contra o preconceito e a cota racial é, em parte, uma forma de dizer: negro, você não tem capacidade de estudar como eu, para prestar atenção como eu, para obter notas boas como eu, por isso você tem as cotas. O que não está certo porque algumas das melhores notas nas universidades são alcançadas por cotistas.

Os negros não lutam por direitos iguais? Então. Eu também luto! Temos o mesmo direito, seja para entrar na universidade com mais facilidade – o que não é totalmente correto, pois hoje é mais fácil entrar sem usar as cotas.

Eu sou contra as cotas. E acho que os únicos que podem resolver isso são os que cuidam do nosso país. Podiam, ao invés de se preocuparem com as cotas, se preocuparem com a educação, pagando muito bem os professores e fazer com que os futuros cotistas não necessitem delas.

Atividade desenvolvida como "artigo de opinião" em Língua Portuguesa (orientado pela prof. Lisiane Vandresen).

Comentários

Achei o texto da Julia muito interessante e fala sobre um assunto bastante polêmico. Não concordo exatamente com a opinião dela, mas o texto está ótimo.
Anônimo disse…
gostei do texto da Julia e concordo com ela. Lucas B
Anônimo disse…
por lesliane

seu texto ficou bom mas em minha opinião eu não acho que sejam uma desculpa...