Pular para o conteúdo principal

A guerra Irã-Iraque

por Carolina,
 
A guerra Irã-Iraque teve início no ano de 1980, mais precisamente dia 22 de setembro de 1980, no Oriente Médio, na região de junção dos rios Tigre e Eufrates. Apesar da maioria das pessoas saberem da existência desta guerra, pouco se sabe sobre o motivo do início, mas várias fontes indicam que foi utilizado o pretexto, pelos iraquianos, da disputa de terras, que já era uma questão antiga, onde a região de fronteira estava sobre acordos, que foram quebrados por Saddam Hussein (que foi um político e estadista iraquiano que governou de 16 de julho de 1979 a 9 de abril de 2003), acordo, de 1975, que concedia ao Irã cerca de 518 km2  dessa área.

Mas sabemos que por trás disso existiam muitas questões políticas e econômicas, pois, por exemplo, o governo do Iraque queria anexar a província de Khuzistão ao seu território, pela grande quantidade de petróleo encontrada na região. Outro motivo muito falado foram as denúncias contra o Irã que teria tentado derrubar o regime de Saddam Hussein, já que o país teria acabado de passar por uma revolução e estaria influenciando o já instalado regime de Saddam, o Irã também teria  infiltrado o espaço marítimo, terrestre e aéreo do Iraque.

Outro motivo importante é onde o Iraque tenta conquistar territórios iraquianos povoados por árabes e derrotar o governo islâmico inserido pela revolução Iraniana em 1979. Também tem outro fator muito importante, o Iraque teve ajuda de vários países como EUA, Alemanha, França, União Soviética, Egito e muitos outros enquanto o Irã não tinha a ajuda desses países. Por fim no ano de 1988 a guerra chega ao fim, com um milhão de mortos e um milhão e meio de feridos dos dois lados e com o custo de 150 bilhões de dólares.

Várias fontes falam que o Iraque foi o vencedor dessa guerra, mas na verdade não teve um vencedor propriamente dito foi um empate.

Comentários