Pular para o conteúdo principal

EGITO E SUAS REGIONALIZAÇÕES


por Juan Thiago,

 

O Egito localizado no continente Africano, é conhecido por suas monumentais pirâmides, símbolos das civilizações mais antigas da humanidade.

Este país se encontra na região da África Islâmica onde tem maior influencia da origem cultural, o islamismo. Como a maior parte do território egípcio se encontra dentro do deserto do Saara, a vegetação predominante é a desértica, mas ao extremo norte existe um pequeno território de vegetação pradaria (no Brasil é semelhante ao Pampa) que é formado por gramas baixas e herbáceas. Com tudo isso seu clima é desértico.

Em função de sua vegetação a densidade demográfica é muito desigual, pois na região desértica tem menos de 1 habitante por Km2 e chegando a sua capital (Cairo) são mais de 200 habitantes por km2.

Na produção agropecuária o Egito se beneficia com o rio Nilo, pois suas principais produções são entorno dele, garantindo a água e uma terra fértil para plantar: cana- de-açúcar, algodão e trigo, mas também criam bovinos e pescam. Mas na zona desértica eles também aproveitam criando ovinos e fruticultura.

Os estudos dizem que a milhares de anos atrás o deserto do Saara era uma floresta, e foi aí a origem das grandes reservas de petróleo no Egito, que hoje em dia é a maior fonte de lucros do país.

 

 

Comentários