Pular para o conteúdo principal

Basilisco verde


Por Natália Vieira

É em lagarto que pertence à família das iguanídeas. Ele deve medir em média 80 cm de comprimento. Tem seu período de vida de aproximadamente 10 anos. Habita florestas úmidas e áreas de caatinga. Sua reprodução acontece com a “desova de 1 e 16 ovos por postura que eclodem após 60 e 65 dias de encubação”, de acordo com o site.

Há pelo menos dois motivos para esse lagarto ser chamado de basilisco. Primeiro por ter cores vivas espalhadas pelo seu corpo, sua coroa óssea e sua crista. O segundo motivo, o mais incrível, é que ele tem a capacidade de correr sobre a água caso precise fugir de algum predador.


O basilisco enquanto foge do predador vai para a água podendo correr até 50m de distância. Ele tem essa capacidade graças às dobras de pele em cada pata traseira permitindo-o correr sobre a água. Mas mesmo em um rio de grande largura ele não vai encontrar problema, pois ele é um belo nadador.

Na mata sua habilidade não ajuda. Ele torna-se uma presa fácil para aves de rapina e raposas. Mas é neste local que ele encontrar alimentos como aves pequenas, frutas,  roedores, entre outros.

Referência:

Comentários

Anônimo disse…
Muito interessante Natália! imagina como seria legal se pudéssemos correr sobre as águas?
Julia Vicente
Anônimo disse…
Incrível suas escolhas de temas Natália. Eu particularmente acho esse lagarto um dos animais mais incríveis que existem, tanto pelo fato de suas cores lindas, quanto por ele ter a capacidade de correr sobre a água. Aline Iaczinski