Pular para o conteúdo principal

"Verdadeiro" super-herói


Por Gabriela Goudel.

Um super-herói geralmente é um personagem fictício. Esses personagens seguindo a regra são criados para “dar exemplos” à população (sejam elas crianças ou adultos). Os super-heróis lutam para combater o mal e o crime seja no espaço da sua cidade ou no mundo. Eles geralmente são encarnados por personagens “humanos” tendo a responsabilidade de serem protagonistas na luta do bem contra o mal. 

Das telinhas para as cabeças das crianças (que são responsáveis pelo futuro) que precisam ter exemplos de pessoas que fazem ações de bem. Uma das histórias em quadrinhos mais famosas do mundo é a da liga da justiça.


Nos dias de hoje esse grupo é bem mais famoso do que antes, pois existem mais desenhos animados na TV além de também terem sido produzidos alguns longa-metragem em animação: Escrito nas Estrelas, A Fronteira Final e Crise em Duas Terras. Com a notícia recente de um novo longa-metragem, produzido em 2013, a equipe deve voltar aos holofotes muito em breve.

Heróis nacionais

Mas nem sempre de pura ficção se constrói um herói. Um exemplo de herói nacional para todos os brasileiros foi o Tiradentes. Ele foi considerado um herói depois que foi condenado por se envolver num projeto pela independência do Brasil (em um período que nosso país sofria com o domínio e a exploração de Portugal). 

As notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal se espalhou e chegaram aos ouvidos da nobreza portuguesa (que decretou a prisão deles). Tiradentes mostrou sua coragem defendendo seus amigos e assumindo (supostamente é o que os “autos da devassa” conta) toda a culpa de ter traído a coroa portuguesa. O Governo português enforcou e esquartejou Tiradentes em praça pública para mostrar a sociedade que não se deve ficar contra o governo de Portugal (pois esse também seria o fim de quem fizesse o mesmo). 

Tiradentes - Pedro Américo (1893)
Em 21 de abril de 1792, chegando à cadeia pública da região, Tiradentes foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória. Sua imagem histórica foi criada à semelhança de Jesus Cristo, por que Tiradentes tinha barba e cabelos compridos exatamente como Jesus tinha. Na verdade a imagem de Tiradentes foi “inventada” pelas pessoas por que naquela época não tinha exatamente provas para mostrar como Tiradentes era realmente. 

Fonte:

Comentários

gostei bastante do texto Gabriela, pois falou quem foi nosso herói, onde podemos conhecer mais sobre Tiradentes, e você soube aproveitar as aulas de historias.. muito bem Gabriela, continue assim.
Victor...
Gostei bastante do texto da gabriela, pois fala de uma realidade da sociedade e tbm de um assunto discutido em sala.
Anônimo disse…
o texto da Gabriela é interessante, pois fala de assuntos falados em sala e sobre algo que acontece no nosso dia-a-dia. Lucas B.
Pedro disse…
heroi é o batman esse é o unico heroi que existe o resto é tudo bunda mole são uns verme com poderzinho e tiradentes não fez nada se escondeu até matarem ele