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Transmissão de conhecimento: isso existe?


Por Beatriz Pereira

Em meu novo texto para o blog pretendo falar sobre o termo “transmissão de conhecimento" destacado pelo professor Fernando Leocino no dia da primeira Parada Pedagógica do ano (para a reforma do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola). Depois de algum tempo refletindo reparei o quanto este termo e outros ligados a ele estão presentes no nosso dia-a-dia!

Essa ideia de “transmissao de conhecimento” é uma expressão muito freqüente em nosso cotidiano. O encontramos tanto  no atual Projeto Político Pedagógico do Aplicação, quanto em muitos videos que falam sobre a educação. Porém na maioria das vezes não paramos para pensar o que isso significa.  

Ao analisar a expressão se tem a uma idéia de que o professor possui o conhecimento e o transmite para o aluno por meio de algum tipo de “radiação”. Porém, na realidade penso que o papel do  professor é possibilitar, é dar a oportunidade ao aluno apropriar-se do conhecimento e utilizá-lo para problematizar as diversas coisas da vida. 

Como eu e os estudantes que participaram da Parada Pedagógica para redefinir o PPP da escola (como Mariana Del Rei - 8B e Valentina Paiva - 8A),  temos clara a idéia de que o conhecimento deve ser construído de forma recíproca entre professores e alunos, e que os educandos têm papel fundamental na inovação e nos questionamentos que estimulam as pesquisas e as novas descobertas educacionais. Achamos também que algo que "promove"  esse termo é o fato de que muitas pessoas encararem e acreditarem que o professor é dono do saber, e não como uma pessoa que também aprende com seus atos (e os atos dos outros).

Outra expressão que também tem relação com a ideia de transmissão de conhecimento é a “prova”, pois é originária da ideia de que o estudante tem que provar o que aprendeu pelo que foi “transmitido”. Por isso muitos professores tem negado essa expressão e substituido pela termo de “avaliação” pois é avaliando que o professor percebe o que foi mais significativo para os estudantes, e o que não foi.

A palavra aluno, presente em grande parte do cotidiano escolar, também tem uma raiz contraditória. A palavra vem do latim onde asignifica uma negação e luno significa luz, logo se considerarmos a raiz da palavra aluno os estudantes são entendidos de sem luz. Será?

Todavia a "transmissão de conhecimento" continua "na moda" porque diversas pessoas continuam achando que o professor é o único detentor do saber, e que assim continuará sendo.

Você concorda com essa expressão? Se não, você acha que o conhecimento será transmitido algum dia?

Fonte da imagem:
Informação x Conhecimento: Dois pontos intrigantes na sala de aula. Disponível em <http://antonioviveiros.bligoo.com.br/informa-o-x-conhecimento-dois-pontos-intrigantes-na-sala-de-aula#.UB8PUMjhcfI> . Acesso em 28 de julho de 2012.

Comentários

Anônimo disse…
Essa coisa de conhecimento recíproco acho que é meio balela, o professor se permite realmente aprender com o aluno? Acho que para isso a uma necessidade de igualdade de ambos e com isso não quero dizer apenas de compreensão de algum com o outro.

A professora de sociologia disse um dia que ela aprende com nós, porém de que aprende a melhorar seus planejamentos de aulas, dessa forma ela aprende o jeito como aprendemos melhor, para ela poder realizar seu trabalho melhor. Não parece haver muita igualdade não é?
Anônimo disse…
Parabéns Beatriz !

Excelente artigo. O ser professor já implica estar aberto ao aprendizado permanente. E como diz a canção popular " quanto amis a gente ensina mais aprende o que ensinou..."