Por Beatriz de Costa Pereira
Neste texto irei falar sobre O Estúdio, um projeto que busca trazer educação artística a jovens na Escócia. Conheci esse projeto por conta de minhas pesquisas relacionadas a arte em diversos lugares do mundo!
O Estúdio começou em 2005, quando Lynsey Wells começou a confeccionar fantasias de carnaval com os jovens locais. Ela pediu ajuda a sua colega Jennifer Olley para coordenar o projeto quando a adesão a este foi demasiado grande para uma única pessoa cuidar.
Almofadas feitas nas sessões do Estúdio |
Jennifer e Lynsey fizeram faculdade em Design têxtil, o que seria similar a faculdade de Moda aqui no Brasil, e durante as primeiras sessões do projeto perceberam que a confecção com peças de tecido realmente atraia os jovens, e a elas mesmas, pois “é muito mais fácil compartilhar o tipo de arte de que você mais ama”, escreve Jennifer (em entrevista por e-mail).
Cortina feita nas sessões do Estúdio |
Semanalmente 47 jovens vão ao Estúdio, mas divididos em três sessões com no máximo 16 pessoas por turma. Jennifer explica que “aprender as técnicas da confecção e participar desse processo pode ajudar as pessoas a abrirem os olhos para a beleza do artesanato” em relação ao fato de que grande parte das pessoas só percebe a complexidade do artesanato após experimentar fazê-lo.
Almofada feita nas sessões do Estúdio. |
Em geral, Jennifer e Lynsey programam eventos onde os jovens mostram aquilo que fizeram como em desfiles de moda e exposições. Neles além de compartilharem com o mundo seus feitos os jovens, segundo ela, se sentem orgulhosos pelo que fizeram.
|
Viagem à Índia |
Lynsey e Jennifer chegaram a fazer uma viagem à Índia para procurar por tecidos, instituições de caridade e projetos de educação com a comunidade, para inspirar o que é feito em Glasgow no Estúdio [em outros lugares]!
Então, se você quiser saber mais, acesse o blog inthemakingglasgow.blogspot.com [em inglês]!
Fontes:
Entrevista via e-mail realizada com Jennifer Olley. Através da entrevista Jennifer me explicou como funciona, porque foi criado e também sobre o andamento das sessões e da apreciação da arte na Escócia.
The Studio. Disponível em . Acesso em 4 de julho de 2012.
Comentários