Pular para o conteúdo principal

O Estúdio: um projeto de educação (e confecção) para jovens


Por Beatriz de Costa Pereira

Neste texto irei falar sobre O Estúdio, um projeto que busca trazer educação artística a jovens na Escócia. Conheci esse projeto por conta de minhas pesquisas relacionadas a arte em diversos lugares do mundo!

O Estúdio começou em 2005, quando  Lynsey Wells começou a confeccionar fantasias de carnaval com os jovens locais.  Ela pediu ajuda a sua colega Jennifer Olley para coordenar o projeto quando a adesão a este foi demasiado grande para uma única pessoa cuidar.

Almofadas feitas nas sessões do Estúdio
Jennifer e Lynsey fizeram faculdade em Design têxtil, o que seria similar a faculdade de Moda aqui no Brasil, e durante as primeiras sessões do projeto perceberam que a confecção com peças de tecido realmente atraia os jovens, e a elas mesmas, pois “é muito mais fácil compartilhar o tipo de arte de que você mais ama”, escreve Jennifer (em entrevista por e-mail).

Cortina feita nas sessões do Estúdio
Semanalmente 47 jovens vão ao Estúdio, mas divididos em três sessões com no máximo 16 pessoas por turma. Jennifer explica que “aprender as técnicas da confecção e participar desse processo pode ajudar as pessoas a abrirem os olhos para a beleza do artesanato” em relação ao fato de que grande parte das pessoas só percebe a complexidade do artesanato após experimentar fazê-lo.

Almofada feita nas sessões do Estúdio.
Em geral, Jennifer e Lynsey programam eventos onde os jovens mostram aquilo que fizeram como em desfiles de moda e exposições. Neles além de compartilharem com o mundo seus feitos os jovens, segundo ela, se sentem orgulhosos pelo que fizeram.

Um dos diversos eventos programados por Lynsey e Jennifer para mostra do Estúdio.
Viagem à Índia

Lynsey e Jennifer chegaram a fazer uma viagem à Índia para procurar por tecidos, instituições de caridade e projetos de educação com a comunidade, para inspirar o que é feito em Glasgow no Estúdio [em outros lugares]!

Então, se você quiser saber mais, acesse o blog inthemakingglasgow.blogspot.com [em inglês]!

Fontes:
Entrevista via e-mail realizada com Jennifer Olley. Através da entrevista Jennifer me explicou como funciona,  porque foi criado e também sobre o andamento das sessões e da apreciação da arte na Escócia.
The Studio. Disponível em . Acesso em 4 de julho de 2012.

Comentários