Pular para o conteúdo principal

Desbravando a Ilha*


Por Mariana Endler

Há seis meses passou por aqui uma turista curitibana que não entendia nada do que se passava na Ilha da Magia (Florianópolis). A moça não compreendia as gírias “manézinhas”, não conhecia a cultura, a culinária, muito menos da vida do cidadão ilhéu. Mas ela estava louca para descobrir tudo...

Quando chegou saiu do aeroporto e foi procurar um táxi, no entanto precisava economizar dinheiro para o turismo e guardá-lo para seus aluguéis. O que ela não sabia era que talvez não fosse encontrar nenhuma pousada com vagas pois era temporada de verão, ou seja, super lotação na Ilha! 

Ela pegou um ônibus, que é uma grande maravilha daqui. Entrou em um com capacidade para sessenta pessoas, mas que na temporada leva noventa. Para com calma aproveitar o passeio pegou aquele congestionamento cheio de motoristas nervosos gritando uns com os outros. 


Depois se perdeu toda até achar um lugar para ficar. Trocou de ônibus, pegou outro lotado e foi para o centro da cidade comer a tal tainha, peixe adorado pelos “manézinhos”. 

Logo após voltou para pousada e cochilou alguns minutos. A tarde foi conhecer as praias maravilhosas, superlotadas, cheias de farofeiros e vendedores ambulantes. Encontrou também muito lixo dentro da água salgada sob aquele sol de rachar! 

Ao pôr do sol chegou à pousada parecendo um camarão não conseguindo se mexer direito. Ao menos seu estômago estava cheio pois na praia pode se deliciar com aquelas comidas super típicas, como milho duro, atolado de sal e margarina, assim como aqueles salgadinhos fritos em azeite velho.

A curitibana teve naquela dia o melhor de nossa política de bem receber o turista! Bem vindos a Ilha da Magia! ;)

* Crônica adaptada da produção feita para a disciplina de Língua portuguesa, sob orientação da prof. Lisiane Vandresen.

Crédito da imagem:

Comentários

Hahah achei legal sobre o seu tema Mariana, e foi bem engraçado... Porque deve ser bem isso que deve acontecer com os turistas que vem para cá no verão hah
gostei bastante..
Coméntario de Victor Francisco
zeyni disse…
muito boa e engraçada a cronica, LIKE.
Anônimo disse…
É verdade, quando os turistas vierem nesse verão a ilha da magia vai ficar horrível para se locomover.
Julia Vicente
Anônimo disse…
Mari que incrível sua crônica, não sei como não foi selecionada para a Olimpíada de Lingua Portuguesa. Seu texto relata exatamente como nossa Ilha é, e apesar de tudo, cheia de Magia. Aline Iaczinski
Giulia Platt disse…
Adorei a crônica! Fala totalmente a verdade sobre a nossa cidade, que para os turistas é um paraíso, mas para quem mora aqui é um sufoco no verão. Parabéns!