Pular para o conteúdo principal

Street fighter history


Por Igor da Silva Ferreira

Este ano se comemorou o 25º aniversário do “street fighter”; um jogo que teve sua estreia no Japão em 28 de julho 1987.

O jogo “street fighter” conta a história de Ryu (personagem principal da saga). Sua história começa em “street fighter” (briga de rua) onde Ryu e seu amigo e rival de infância Ken (treinados pelo mestre Gouken Akuma) decidem testar suas habilidades no torneio “street fighter” (aqui Ryu ainda tinha cabelo curto e castanho, usava uma faixa branca na testa, sapatilha, e um dogi de karatê branco). Ryu vence o campeão do torneio anterior Sagat.

Depois, em 1991, é lançado a sequencia de “street fighter” com o nome “street fighter II”, que avança no tempo e Ryu fica mais velho (ele continua a usar a faixa branca na cabeça, mas agora esta descalço e de cabelo preto).  Ele é convidado para o torneio para poder lutar contra Sagat. Esse último que agora aparece com uma cicatriz no peito devido ao Dragon punch (ataque que Ryu usa em para derrotá-lo). No final do jogo Ryu vence e ao invés de apenas festejar ele continua treinando pois descobre que Gouki Akuma (o irmão mais novo de Gouken) estava querendo sua cabeça como prêmio. 


Depois do lançamento de “street figther II”, a Capcom, criadora do jogo decide aprofundar a história dos personagens lançando “street fighter Alpha” em 1992. Neste novo lançamento se tem a participação de Gouki quando adolescente. “Street fighter Alpha II” ofertado em 1996 aparece parte da luta de Ryu com Gouki. É quando Ryu aparece ganhado a faixa vermelha de Ken como presente.
Em 1997 é lançado “street fighter III” avança um pouco a historia e deixa Ryu com a vitória da luta contra Gouki.

Dai pra frente a Capcom lança outras versões de “street fighter” como “Alpha III”, “Street Fighter EX”, filmes e até jogos como Marvel vs capcom I e II e também Nanco vs Capcom que tem a participação de alguns personagens de “street fighter”.

Para a alegria de alguns em 2010 foi lançado “street fighter IV” que volta a história e mostra a tão esperada batalha entre Gouki vs Ryu.

E você também se amarra nesse jogo?

Fonte:
<http://pt-br.streetfighter.wikia.com/wiki/Ryu> acessado em 13 de julho de 2012.

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom o texto.

Bryan Martins Lima
natalia disse…
ja joguei este jogo varias vezes com meu amigos do bairo.Gostei de saber da historia dos dois personagens ryu e ken e alem disso parabens pelo texto bem elaborado Igor.