Pular para o conteúdo principal

Perigos da internet


Por Franciely Martendal

A internet é um dos espaços mais perigosos desses últimos tempos. Claro que ela é útil para várias coisas, como participar de redes sociais, estar ligado com as informações que acontecem, mas também é muito favorável para fazer o mal para as pessoas, como o exemplo de planejamentos de seqüestros, abusos virtuais e sexuais entre outros.

Veja alguns dos perigos mais habituais:

Acesso de material impróprio (ex.: pornografias);
-Incitamento a violência e ao ódio;
-Violação da privacidade;
- Violação da lei;
- Encontros ‘’online’’ com pessoas menos recomendáveis;
- Compra e venda de drogas

O que fazer para cuidar disso?

Em primeiro lugar recomenda-se aos pais que dialoguem com seus filhos para saber que redes estão acessando, procurar ter conhecimento com quem seu filho está falando, se a rede que está acessando é apropriada a ele e a sua idade, entre outros.

A criminalidade também existe através na Internet e está configurado na lei. Por isso é sim possível apresentar queixas quando tal se justifique. Embora não seja fácil em algumas situações trazer os culpados diante da justiça cada vez mais vem a público casos em que os criminosos são efetivamente julgados e condenados (pedofilia, tráfico de crianças, crimes informáticos, etc.)


Existem alguns meios de controlar a “navegação” que pode restringir aquilo a que a criança pode ter acesso. Algumas dessas informações encontram-se “online” quase sempre inglês (a língua que domina a net) mas também se pode encontrar algumas em português.


Para encontrar esses conselhos deve-se usar um meio de busca e procurar por palavras-chave como por exemplo: “perigos da internet” ou a “internet e as crianças”. Um desses espaços é a Safernet (http://www.safernet.org.br/site/) – uma organização que luta a favor do
enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.

É isso ai galerinha! Tomem bastante cuidados com as redes sociais, até porque não podemos mais confiar em quase mais “nada” ... Fiquem atentos para não acontecerem problemas com vocês. A internet tem várias vantagens como se comunicar com as pessoas que vocês gostam, mais também tem muitas desvantagens, como vocês leram acima.

REFERÊNCIAS:
Créditos da imagem: http://perigosinternet.no.sapo.pt/Acesso em 05 de setembro de 2012.

Comentários

Muito bom o texto abordado Fran, e tomara que com isso as pessoas não fiquem fazendo coisas que não devem e tal.. na internet...
de Victor Francisco
Acho importante falar dos perigos da internet, pois é um assunto muito falado entre as pessoas e bastante polêmico. Vitória Resende
Anônimo disse…
Assunto muito interessante, parabéns.

Bryan Martins Lima
natalia disse…
Gostei deste texto , pois n´s informa sobreo os perigos dos sites da internet e como nós previnir.
zeyni disse…
mesmo com todos esses perigos na internet, continuo achando que ela foi e é algo muito importante em nossas vidas, pois é nela que temos liberdade de expreção.
Anônimo disse…
Gostei muito desse assunto aqui no blog, por que acho isso muito delicado são poucas as pessoas que falam disso, e no mundo que estamos hoje temos que ter cuidado em dobro. Gabriela Goudel
natalia disse…
achei o texto bem elaborado , informando a nos leitor que sober os perigos da internet.
gostei bastante.
gostei bastante do tema abordado, pois é um grande risco.. pois todo mundo, ou grande parte das pessoas ficam na internet, e tem que tomar muito cuidado com isso.
victor