Pular para o conteúdo principal

Alguns livros para ler no ponto de ônibus


por Júlia,

Neste ano li três livros (um deles reli) do autor de filosofia para jovens Jostein Gaarder, norueguês que está sempre colocando traços da cultura europeia nos próprios romances. São de fácil leitura, envolvem sempre um misticismo para embalar o leitor, onde também estarão presentes questões filosóficas e algum mistério a ser revelado no final do livro, ou então apenas parcialmente revelado, o resto tem de ser metaforizado pelo próprio leitor. Se é o que autor quis passar ou não a mensagem que você acha que encontrou, bem, no meu caso não deu para saber.

Um dos dois livros provavelmente todos os alunos terão de ler nos anos que virão: Mundo de Sofia ou o Dia do Curinga. O terceiro que li, com menos chances de ser passado nos anos posteriores é o Através do Espelho. Mundo de Sofia é o mais complicadinho entre os três. Na verdade não é certo que podemos afirmar maior dificuldade entre algum deles, no mínimo estes pedirão (gentilmente e maneira implícita) que você se questione sobre grandes perguntas que incomodaram durante os séculos a existência humana: quem somos? De onde Viemos? Para onde vamos? É claro que ainda temos de encarar no meio destas outros questionamentos um pouco mais confusos, somos? Tudo sempre existiu? Uma coisa pode do nada aparecer?

É bem provável que você possa ter ficado um pouco confuso agora, e provavelmente o professor vai pedir para que eu esclareça melhor, mas ao invés disso seria mais interessante se você que está lendo pudesse pegar uma edição na biblioteca e assim matar uma curiosidade, e nisso não estou dizendo (nem dizendo o contrário) que você achará resposta para todas estas perguntas. Bem aqui vai uma pequena “sinopse” de cada livro, espero que algum interesse você!

O Mundo de Sofia trata de uma menina que vai receber um presente de aniversário muito misterioso de um filósofo desconhecido, este seria nada mais que uma apostila de filosofia, lendo o livro o leitor pode ver que o presente também será disponibilizada a ele, além de uma intriga misteriosa para saber quem é a garota das cartas que um pai misterioso manda do Líbano para Sofia, e não por engano... É um final bem surpreendente...
Já o "através do espelho" é um livrinho que eu tenho muito carinho, trata uma preparação a morte da pequena Cecília, que recebe visitas inesperadas de um anjo que vai dizendo tudo sobre o céu enquanto pergunta sobre todos as estranhezas da terra.

O Dia do Curinga também é claro muito especial, você viaja com Hans-Thomas e seu pai ao encontro de seu mãe/esposa que saiu para Atenas se encontrar e que foi assim entrando para o mundo da moda. Porém além dessa viajem há outra muito peculiar dentro duma ilha mágica, é claro que no livro você não sabe dizer se é a ilha ou nosso planeta  o mais estranho.

Não se preocupe caro leitor que tem muitos desses livros na biblioteca, que SEMPRE estão disponíveis. ( :

Comentários