Pular para o conteúdo principal

Invasão oriental – a influência japonesa na cultura brasileira*


Por  Aline Iaczinski e Julia Vicente.
 
Impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar no famoso gibi da Turma da Mônica do criador Maurício de Souza. Mais difícil ainda era imaginar que algum dia o gibi encontraria um estilo diferente, misturando características brasileiras e japonesas. No entanto, esta mistura de mangá e História em Quadrinho brasileira vem sendo desenrolada no Brasil há um bom tempo.

Voltando alguns anos atrás, mais precisamente no ano de 1845, Rodolphe Töpffer criava os quadrinhos sem balões, que consequentemente viraram tiras de jornais, se espalhando por todo o globo. Mais tarde no Brasil, Ângelo Agostini faz as primeiras HQs, embora já com trações e o humor japoneses.

Quando referidos a mangá, muitos lembram dos olhos grandes e expressivos dos personagens, que se tornaram a marca fundamental dos mangás. Este estilo foi criado no ano de 1950, por Osamu Tezuca, que se inspirou nos desenhos animados da Disney, dando um fundamento ao estilo atual do mangá. Hoje a história se inverte, fazendo com que cartoons americanos se inspirem no mangá.

No Brasil, o livro cuja leitura é feita de trás para frente, entrou no país junto com os imigrantes japoneses, que mantiveram a língua e continuaram consumindo livros e revistas do Japão, entre elas o mangá. Um dos fatores mais importantes que começou com a publicação do mangá foi a televisão, que popularizou a cultura de massa japonesa.



Os novos mangás nacionais proporcionaram ao Estúdio de Maurício de Souza o ambiente necessário para a criação da série Turma da Mônica Jovem. Maurício sempre teve interesse pelo Japão, ele mesmo já teve alguns encontros com Osamu Tezuca em pessoa, e isso fez com que juntasse Mônica e sua turma com o traço oriental, causando empatia imediata com o público. 
 
É muito interessante ver o estilo mangá-brasileiro com a junção dos dois países, e seria ainda mais interessante se artistas brasileiros conseguissem espaço nas editoras para outros estilos e técnicas, ampliando e renovando os títulos de Histórias em Quadrinhos nacionais.

Saiba mais...

- Os mangás mais vendidos no Brasil são Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yu Yu Hakusho e Love Hina.
- Entre as revelações do mangá brasileiro estão os autores: Erica Awano, Alexandre Nagado, Fábio Yabu, Daniel HDR e Marcelo Cassaro, responsáveis pelos maiores sucessos nacionais.
 - O mangá "Lobo Solitário" foi criado no Japão em 1970, chegando ao Brasil em 1988, e ainda é considerado um clássico até hoje
- On Piece foi o mangá que fez mais sucesso no mundo e acabou sendo considerado até hoje como um best-seller.

* Atividade de "reportagem" desenvolvida sob a coordenação dos estagiários de Língua Portuguesa, com a supervisão da prof. Lisiane Vandresen.

Ilustração por Maurício de Souza e Osamu Tezuca

Comentários

natalia disse…
Gostei bastante deste texto, focou bem elaborado e gostei tambem pois me intereço bastante por mangás.
zeyni disse…
muito legal o texto de vocês, ja alem do mais já li todos esses mangás exceto love hina.