Pular para o conteúdo principal

Tanta história quanto The Beatles: Oasis

Por Lucas Borges

Oasis é uma banda que foi criada no início dos anos 90 na cidade inglesa de Manchester, mantendo-se um dos nomes mais influentes da música até hoje.

A história da banda, “liderada” pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, começa em 1991. Tudo começou com a primeira apresentação da banda de Liam que se chamava Rain, em um bar de Manchester, que chamou a atenção do irmão do vocalista. Com certeza a plateia que ali estava não fazia ideia de que aquele seria o começo de uma banda histórica. Ironicamente Noel sempre foi mais interessado em música e tocava guitarra desde cedo, mas nunca havia formado uma banda “séria”. Noel achou que a banda do irmão composta por Paul "Bonehead" Arthurs, Paul "Guigsy" McGuigan, Tony McCarrol e Liam Gallagher, era bem promissora, porém suas composições eram um “lixo”. Assim sendo, Liam pediu para que o irmão se juntasse a eles. Noel aceitou tendo duas condições: ele seria o único compositor e líder da banda. Condições aceitas e aí se formou a banda Oasis.

Inicialmente a banda fazia pequenos shows em bares e pubs na Inglaterra. Em uma noite qualquer, na plateia de algum show estava o Alan McGee, dono da gravadora Creation Records, ele se impressionou com a banda e assinou contrato na hora. Logo após a banda fez seu primeiro single “Supersonic”, lançado dia 11 de abril de 1994. Aos poucos Oasis ia aumentando seu público, a banda lotava cada vez mais shows e seu nome ficava cada vez mais comentado na Inglaterra. “Definitely Maybe” foi o primeiro álbum gravado pela banda, que em pouco tempo se tornou o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos.

Com shows cada vez mais disputados, Oasis ganha nome lançando singles, como “Live Forever” e “Some Might Say” que fazem muito sucesso. Ao mesmo tempo em que a banda ia de bom a melhor o gênio forte dos irmãos fez com que eles passassem por muitas brigas, mostrando discussões entre eles e troca de farpas com outras bandas. Porém, o assunto que gerou mais polêmica foi uma briga de bar, na França, que gerou a saída do baterista Tony McCarrol.


Apesar da saída do baterista a banda não se abala com a entrada do “substituto” Alan White, e já pensavam no novo disco. O resultado foi “(What’s the Story) Morning Glory?” que foi lançado em 1995 e vendeu aproximadamente 20 milhões de copias no mundo. O álbum continha as músicas: “Don’t Look Back in Anger”, "Wonderwall", "Champagne Supernova", "Hello" e "Morning Glory” que ainda são bastante escutadas. Foi neste álbum que Noel Gallagher mostrou sua habilidade como compositor, criando excelentes músicas como: "Acquiesce", "Underneath the Sky", "Talk Tonight", entre outras. “Com estes dois álbuns já lançados Oasis mostra que não era uma mera onda comercial, e sim uma banda que estava escrevendo seu nome na história do rock.” diz Tomás Adam e Alexandre Luzardo.

Em 1996 a banda se prepara para seu terceiro álbum “Be Here Now”. No mesmo ano surgem boatos de que a banda acabaria, porém Noel só iria para a Bahamas compor as músicas do novo disco. No estúdio eles incrementam novos sons deixando as músicas do álbum, que foi lançado em 1997, mais psicodélicas. Em três dias foram vendidas cerca de 3 milhões de cópias. No repertório do disco se destacam: "Stand By Me", "Don't Go Away", "D'you Know what I mean?", "All Around The World" e "Fade In-Out".

Depois de uma longa folga, a banda volta com tudo compondo um novo disco, porém uma notícia choca os fãs. O segundo guitarrista Paul “Bonehead” e o baixista Paul “Guigsy” anunciam que não farão mais parte da banda. Da mesma forma, a banda lança em 2000 seu terceiro CD "Standing On The Shoulder of Giants" e logo após anuncia os substitutos da banda, estes eram, Andy Bell (baixista) e Gem Archer (segundo guitarrista). Este álbum marca uma nova (e talvez a melhor) fase da banda apesar de não terem mais o mesmo sucesso que tinham inicialmente.

Ao fim da carreira a banda tinha ao todo sete álbuns, mais de 100 músicas e uma grande história.

“Durante os mais de 10 anos de carreira, o Oasis mostrou ser uma
banda que mescla duas coisas que dificilmente se juntam: músicas de
uma indiscutível  qualidade e atitude rock n' roll. E mesmo que
o futuro a partir de agora pareça um tanto incerto, não dá para deixar
de admitir: por tudo o que já produziu, a história Oasis já está
inserida de forma definitiva no rock.”

Tomás Adam e Alexandre Luzardo


Fontes:
< http://whiplash.net/materias/biografias/038427-oasis.html > acesso em 26.set.2012.
< http://pt.wikipedia.org/wiki/Oasis > acesso em 26.set.2012.

Crédito da imagem:
acesso em 27.set.2012.

Comentários

gostei muito, saber um pouco da banda Oasis, onde gosto bastante, e gostei de conhecer mais sobre eles..
victor...