Pular para o conteúdo principal

Hippies, um símbolo de paz?


Por   Lucas Borges .

Há aproximadamente 50 anos foi inventado pelo designer Gerard Holtom, na Inglaterra, o símbolo que hoje é entendido como de paz. Este símbolo está muito ligado do movimento hippie. 

No entanto, este não foi criado com a intenção da simbologia pela paz. O que para muitos é uma pata de galinha, para outros simboliza a morte. Diz-se também que é um símbolo satânico por parecer uma cruz de cabeça para baixo e quebrada. Também já foi utilizado como símbolo de uma marca de cigarros. Porém Gerard o criou para ser um símbolo para a marcha do desarmamento nuclear unindo dois símbolos usados para a comunicação por bandeiras, um “N” para nuclear, um “D” para desarmamento e o círculo que representaria o planeta Terra. A ideia era dar a impressão de um homem em desespero com os braços estendidos. 

Esse símbolo hoje está muito associado aos hippies. Mas você sabe que grupo é esse?

O movimento hippie começa nos anos de 1940, nos EUA, logo após a fim da 2ª Guerra Mundial quando começa a despontar sinais de um forte movimento contracultura contestando o sistema social da época. 

Nos anos 50 o movimento se expandiu e cresceu. Os hippies se juntavam em cafés e clubes de jazz para conversar e declamar poesias. Vestidos com roupas informais, os homens de barbas mais compridas (bem comum entre eles), usando óculos escuros a qualquer hora do dia, eram facilmente reconhecidos.

Hippies no Estados Unidos
Eles utilizavam a expressão “I’m hip”, que com o tempo foi se desenvolvendo até chegar ao hippieque conhecemos hoje. Os hippies levaram o movimento dos cafés para as universidades, tanto que a universidade de Berkley ficou bastante conhecida e gerou muitas polêmicas devido a isto. Em 1964 por causa do Movimento a Liberdade de Expressão os responsáveis por Berkley proibiram que fossem feitos qualquer protesto fora dos portões da universidade. Outro exemplo de polêmicas causadas pelos hippies em universidades foi em março de 1965 na Universidade de Michigan, onde os estudantes colocaram em ação o primeiro protesto com o objetivo de mostrar que a guerra do Vietnã era imoral e que os EUA deveria abandonar esta luta. Os protestos contra essa guerra eram constantes e o maior incidente foi em Kent, onde a Guarda Nacional disparou tiros contra os manifestantes matando quatro deles. 

Os hippies são comunidades alternativas que lutam contra as guerras, injustiças da sociedade e para que haja paz. Acredito que muitas pessoas desconhecem este movimento por ele ser muito repreendido já que muitas vezes é contra ações e decisões do governo. 

Curiosidades sobre os hippies: 

·      - O estilo pop e rock constituíram um meio importante para a expressão da filosofia hippie. As letras escritas sob efeito de drogas e escutadas nas mesmas condições, dizia-se que a música tinha um efeito libertador da mente.
·    - Timothy Leary, professor de universidade que utilizava drogas alucinógenas na forma de libertar a mente se tornou o principal “guia espiritual” do movimento hippie e que criou o slogan “Turn on, tune in, drop out”. Turn on: significava na linguagem hippie tomar drogas, ligando a mente a uma dimensão com mais liberdade.Tune in: significada aderir o estilo e a filosofia hippie.Drop out: tinha o significado de abandonar a vida tradicional, esquecer as expectativas de ter uma carreira profissional estável e rotineiro. Também significava ser contra a qualquer tipo de guerra. 

Fontes e Crédito da imagem:

Comentários

Anônimo disse…
Oh, o movimento hippie é encantador, não? Tie-dyes são lindas, Woodstock é felicidade e as letras escritas sobre efeito das drogas são muito mais interessantes do que as letras escritas pelos cantores dos quais você gosta, Lucas! Interssante saber que você se interessa por movimentos como este! Melhor que isso só F.K.K.

Beatriz de Costa Pereira
Giulia Platt disse…
Ótimo texto sobre os hippies, realmente não sabia nada disso.