Pular para o conteúdo principal

A grande influência do mundo da música*


Por Amanda Martins e Beatriz de Costa Pereira 

A banda The Beatles vem revolucionando a música desde 1962, e muitas bandas surgiram desde então. Surgiram elas para substituí-los?

De 1962 até hoje, as músicas dos Beatles emocionam jovens e os inspiram a criarem suas próprias bandas. E muitos desses jovens inspirados pelo FabFour conseguiram o sucesso, alguns semelhante musicalmente, outros não. Foram os Beatles responsáveis pelo sucesso? 

Em Liverpool, por exemplo, milhares de bandas surgiram somente para tocar as músicas da dupla Lennon/McCartney que não foram gravadas.

Tanto bandas antigas como bandas “atuais” foram influenciadas pelos Beatles, sendo que muitas delas foram “apoiadas” pelos próprios ou algum deles, como por exemplo, o Aerosmith. Steven Tyler, o vocalista, expõe diversas vezes seu amor e sua adoração pelos Beatles em sua autobiografia, O Barulho Na Minha Cabeça Te Incomoda, tanto que compareceu ao show histórico dos Beatles em 1966, no Shea Stadium, em Nova York, e em uma das diversas vezes que deparou-se com Paul McCartney, recebeu elogios em relação a sua música. 

Um rumo totalmente diferente foi tomado por algumas bandas, como o Black Sabbath, banda “liderada’’ por Ozzy Osbourne, que se diz fanático pelos Beatles e fala que eles foram sua inspiração, pois foram a única banda nesse mundo que “evoluíram” da boyband de garotos bonitinhos a uma banda de rock psicodélico nota dez.

E a banda Os Mutantes, que quando surgiu era formada por Rita Lee, Arnaldo e Sérgio Baptista, foi muito semelhante aos Beatles em seu auge psicodélico, tanto pelos efeitos sonoros utilizados nas músicas quanto nos estilos de letras que “falam de tudo e não falam de nada” ao mesmo tempo. Algo interessante de se reparar é que na década de 60, Rita Lee era incrivelmente parecida com uma das ex-namoradas de Paul McCartney, Jane Asher.

Bandas que se inspiram nos Beatles jamais irão parar de existir, porém nunca existirão os Beatles dos anos 2000, ou os Beatles dos Estados Unidos. Os Beatles são os Beatles, consequentemente, insubstituíveis.


* Texto desenvolvido com a orientação dos prof.estagiários de Língua Portuguesa, sob a supervisão Prof. Lisiane Vandresen.

Fontes:
Mutantes e o rock descolonizado. Disponível em <http://pratoantropofagico.blogspot.com.br/2011/05/mutantes-e-o-rock-descolonizado.html>. Acesso em junho de 2012.
Black Sabbath – biografia da banda (integrantes, histórias, músicas e álbuns). Disponivel em < http://www.presenteparahomem.com.br/black-sabbath-biografia-da-banda-integrantes-historias-musicas-e-albuns/#ixzz27IulIfjp>. Acesso em junho de 2012.
AEROSMITH: BIOGRAPHY. Disponível em <http://unitedcollection.blogspot.com.br/2012/04/aerosmith-biography.html>. Acesso em junho de 2012.

Comentários

adorei o texto da Amanda e da Bea pois também amo os Beatles e acho eles realmente insubstituíveis!! Vitória Resende
Anônimo disse…
Ameiii, pra mim essas bandas não vão acabar nunca ..
Giulia Platt disse…
Adorei o texto de vocês, também gosto muito dos Beatles, e acho que é uma banda que vai ser lembrada para sempre!