Pular para o conteúdo principal

Conflitos entre etnias: Hutus e Tutsis

por Leo,


Após a conferência de Berlim, que aconteceu entre 1884 e 1885, a Alemanha ficou com algumas partes do continente africano. Mas após a Primeira Guerra Mundial, a Bélgica acabou ficando com a parte da Alemanha, que hoje se chama Ruanda e Burundi, dentre outras.

A Bélgica tinha a estratégia de "dividir para reinar" e logo botou isso em prática separando os povos que habitavam aquele território. Antes da divisão politica da África, em Ruanda e Burundi, viviam grupos étnicos como os hutus e os tutsis, ambos conviviam pacificamente mesmo havendo entre eles uma grande diferença numérica¹.

Vendo isso a Bélgica aplicou sua estratégia, dando privilégios para os tutsis (que eram a minoria) e não dando nada para os hutus (que eram a maioria). Os tutsis passaram a frequentar a escola², a receber cargos elevados, passaram a ser diferenciados dos hutus, tudo isso para que os dois grupos se confrontassem.
 
Em 1959, os hutus não conseguiram mais segurar seus ressentimentos e deu-se início a rebelião. Milhares de tutsis são aprisionados e têm seus pés cortados a golpes de facão, para diminuir a diferença de estatura, e simbolicamente diminuir as diferenças sociais entre os dois povos.
 
Esse conflito se agrava cada vez mais, ficando sem controle. Até que em 1993 os grupos entram em acordo de paz, por terem representantes das duas etnias no poder. Mas esse acordo não durou muito tempo, em 1994 um atentado ao avião que transportava o presidente Juvénal Habyarimana acaba fazendo os hutus se revoltarem novamente contra os tutsis, e neste mesmo ano acontece um dos maiores genocídios³, tento a morte de milhares de pessoas destes dois povos étnicos.

A estratégia imposta pela Bélgica de "dividir para reinar" acabou causando este imenso conflito, e por consequência disso milhares de homens, mulheres e crianças destes povos perderam suas vidas. E antes dos alemães e os belgas chegarem a Ruanda e Burundi, estes povos viviam pacificamente, em harmonia.

Agora eu pergunto a vocês, como alguém pode chegar, tomar um lugar (território), dividir seus habitantes (para que possa com isso reinar), e achar que isso é normal? Causar a morte de milhares de pessoas, seres humanos, tudo por causa da ambição, do poder.
  
Cada vez que estudamos e olhamos para o passado histórico  vemos como os seres humanos são ambiciosos, e fazem de tudo para conseguir o que querem, passando até por cima de pessoas, gente que nem eles, mas que não são vistos assim pelos mesmo. É lamentável saber que isso acontecia e era "normal" para os reis e os países da época.

Referência: (Wikipédia: Genocídio em Ruanda <http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_em_Ruanda>)
_______________________________________________________________________________
¹ Os Hutus somavam 85% da população, e os Tutsis somavam apenas 15%.
² Os Bélgas estabeleceram uma altura minima para quem quisesse frequentar a escola, isso porque os tutsis eram mais altos do que os hutus.
³ "Mais de 500.000 pessoas foram massacradas. Quase todas as mulheres foram estupradas. Muitos dos 5.000 meninos nascidos dessas violações foram assassinados." (Wikipédia: Genocídio em Ruanda <http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_em_Ruanda>)

Comentários

Alice disse…
Excelente! Me ajudou muito, grata!
Alice disse…
Excelente! Me ajudou muito, grata.