Pular para o conteúdo principal

A influência das novelas em nossos cotidianos

por Gabriela Raupp,



As novelas estão presentes na maioria das famílias de hoje em dia. Elas mostram o que é uma “vida perfeita”, já percebeu? Todos os sonhos são realizados de acordo com o telespectador. Antes muitos diziam que novelas são programas voltados para as mulheres, porque elas se colocam no lugar dos personagens, choram com as cenas, mas hoje em dia independente de sexo, a maioria está por dentro das histórias que invadem as telinhas todas as noites.

Analisando melhor, podemos perceber que cada vez que acaba uma novela e começa outra, sempre muda os personagens e os assuntos, e a sociedade vai sendo influenciada. Começa pelas roupas e cortes de cabelo das mulheres, os carros bonitos que chamam a atenção, e assim começa a virar assunto principal do dia a dia da sociedade.

Você acha isso certo? Muitos dizem que não, porque a novela ajuda a aumentar o percentual de violência, tráficos, preconceitos, gravidez na adolescência e entre outros. Por outro lado, a maioria das pessoas criticam as novelas e emissoras por transformar de forma negativa o cotidiano da sociedade.

Deveríamos ver as novelas de forma crítica, de maneira construtiva, mostrando o que pode ser prejudicial, as diferenças entre a ficção e a realidade. Em minha opinião, em vez de ver novela, poderíamos ler um livro, estudar, dialogar com a nossa família, acho que os momentos de convivência familiar nunca devem se trocados pelas novelas ou qualquer outro programa.

Comentários

Anônimo disse…
adorei você escreve muito bem