Pular para o conteúdo principal

Filtro solar: Frescura ou proteção?

 Luisa Córdova Wandscheer
Olá queridos leitores, tudo bem?
Bom, este é o primeiro de todos os meus textos, e eu espero que vocês gostem deles assim como vocês gostaram dos antigos posts criados.
Então, o que te faz pensar ao ver o título do post? Filtro solar. Parece algo meio bobo não é? Algo que não mereça aparecer em um blog de oitava série. Que chega até ser engraçado? É, isso acontece porque quase ninguém tem interesse no assunto. Realmente é grande o número de pessoas que não se importa em utilizar esse produto. Portanto decidi começar meus textos com esse tema.
Seja sincero: você passa filtro solar todo dia?
É de se esperar que a resposta seja não. Hoje em dia, apesar das grandes divulgações sobre doenças causadas pelos raios solares, é enorme o número de pessoas que apenas utilize tal produto para ir à praia, como se a exposição ao sol ocorresse somente com o contato ao mar. É claro que isso é um grande erro, já que, sem praia ou com praia, o sol não vai sair do céu, e até mesmo com chuva ou tempo nublado os raios ultravioletas lançados por ele vão continuar queimando. Ou seja, o filtro solar é necessário ser usado todo dia, independente do tempo.


Entenda, quando se trata de pele é necessário ser cuidadoso(a).  Não adianta falar que a pele é resistente ou que é difícil se queimar. Os maiores problemas com queimaduras solares, não vêem das que ficam expostas, e sim das internas que demoram a resultarem em algo ruim, como por exemplo, câncer de pele. Além de ajudar com o excesso de acne e/ou com o desaparecimento de manchas na pele, o filtro solar diminui os riscos de várias doenças de pele, como a fitofotodermatose (quando a pele em contato com uma fruta cítrica se expõe ao sol), ceratose actínica (lesões ocorridas através da exposição ao sol), manchas de velhice, entre outras.
Hoje em dia, as marcas e os tipos de FPS variam de acordo com o gosto do freguês: Para peles secas, oleosas, mistas, com fator 15, 30, 50, 60, com cheiro de uva, de morango, em spray, gel ou líquido... E por aí vai. Diversidade é o que não falta!
Portanto, deixe a preguiça de lado e cuide melhor do seu corpo!
Filtro solar é de extrema importância sim, só depende de você se ajudar.

Para saber mais um pouco, dê uma olhadinha nos sites abaixo (minhas fontes de pesquisa):
Crédito das imagens:

Comentários

Camila disse…
Ótimo texto Luísa. Hoje em dia realmente não podemos mais nos descuidar, e correr certos riscos que podem prejudicar nossa saúde né? Bjs, Camila Maia.
Natália disse…
Concordo contigo, Luísa, filtro solar é muito importante!
Eu uso todos os dias, não só para prevenir doenças, mas também para não deixar a pele envelhecida, enrugada.
Gostei muito do texto, pois informa e previne. Parabéns.

Beijos, Nat.
Juliana Neves disse…
Oi, Luísa! Muito bom seu texto, e informa sobre um assunto que hoje é muito importante para manter a nossa saúde e bem-estar: o filtro solar. Nunca é demais usá-lo, ainda mais no verão, que há uma maior exposição da nossa pele aos raios solares. E também, ninguém merece ficar todo vermelho e doído por causa de queimaduras do sol, não é? haha Eu uso, mas nem sempre... tenho que começar a usar mais. Afinal, prevenção é essencial para quem quer ter uma boa saúde e uma vida tranquila e sem queimaduras! haha
Beijos
Anônimo disse…
É, podemos ver que o protetor faz grande diferença né! 1 horinha de sol sem passar protetor vais ver no que vai dar! hushauuhsuhahs
Mais realmente é verdade a pele fica feia, velha, enrugada como disse ali a Nat. é sempre bom prevenir ainda quando são pequenos ai todos aprendem! mais me diz quem não quer nesse verão pegar uma corzinha hein? mais vamos prevenir antes que aconteça coisa pior né
Beijos Maria Eduarda Vieira
Anônimo disse…
Oi Luísa, gostei do texto e como tu disse esse assunto apesar de ser muito divulgado na televisão pode ser considerado novo entre nós, porque muitas pessoas não sabem do risco que corremos quando não passamos o protetor solar. Descobri com o teu texto que o protetor sola previne a acne, o que é muito interessante. Bom, parabéns pelo texto.
Beijo Alice
Anônimo disse…
Concordo é muito importante a saúde da nossa pele , e acho também muito importante o uso do filtro solar , otimo texto Miqueluzzi
Luan Alves da Silva disse…
O filtro solar é uma proteção muito importante para nós, pois se nós não passarmos prejudicará a nossa saúde.
Gostei do texto.
Anônimo disse…
Acho que falar que filtro solar é frescura é errado pois é um meio de nos proteger do sol e pegar doenças de pele , otima ideia de texto Kalani
Guilherme disse…
Bom texto Luísa, filtro solar realmente é muito importante, porém nem todos acham isso. Admito que quase nunca passo e sei que no futuro isso pode me prejudicar. Mas acho que todos devem ter consciência dos danos que podem ser causados pelo não uso do protetor solar!