Pular para o conteúdo principal

Ataque ao World Trade Center – 11 de Setembro


Camila Maia 

Há 10 anos ocorreu o ataque “terrorista” contra os Estados Unidos que destruiu as torres gêmeas. Muitas foram as notícias no mês passado sobre o assunto. Com tantas informações a respeito, novos alertas e descobertas, resolvi escrever esse texto. Espero que com ele, vocês leitores, entendam, comentem e pensem a respeito de desse ataque “terrorista”:

- As torres gêmeas eram duas torres do maior conjunto comercial do mundo, o World Trade Center que ficava em Nova York, e que simbolizavam o “poder econômico” dos EUA.

Veja a figura abaixo:

 

- Quatro aviões foram sequestrados pela rede terrorista Al-Qaeda, que planejava um enorme ataque contra os EUA. Um dos objetivos era de aterrorizá-los mostrando que não eram imunes a ataques terroristas. Dois dos aviões destruíram as torres gêmeas, outro caiu no Pentágono (sede do departamento de defesa dos Estados Unidos), e um deles caiu na Pensilvânia.

- O avião Boeing 757 que caiu na Pensilvânia, segundo relatos, não atingiu nenhum “ponto estratégico” porque foi controlado pelos passageiros, caindo então em uma área desabitada.

- Quase três mil mortos, sendo eles: passageiros dos aviões, trabalhadores e visitantes das torres, pessoas que não conseguiram se salvar quando o prédio de enorme altura desabou, assim como militares do pentágono, etc.

Diversas foram as especulações. Existem controvérsias de que o ataque terrorista da Al-Qaeda na verdade foi um ataque planejado pelo governo da época (com o presidente George Bush). Assim como as teorias de que não foram os aviões que causaram a queda das torres, e sim, que ocorreu a queda das torres por uma implosão. Que não foi uma falha deixar os terroristas embarcarem nos aviões, e sim um plano do governo.

Eu ainda acredito na teoria mais provável do ataque da rede terrorista suicida, sem intromissão do governo, já que agora, fazendo uma década desde 11 de setembro de 2001, são alertados riscos de um novo ataque da rede Al-Qaeda.
Museus foram construídos, patrimônios em memória aos mortos. Além disso, está em construção a maior torre dos Estados Unidos, dizendo ser maior e mais forte que as Torres Gêmeas: a Torre da Liberdade (construída com as cores da bandeira do país).


- Ainda existem diversas formas que procuram expressar os momentos vividos pelo ataque as torres gêmeas. Formas artísticas como músicas, filmes, peças de teatro, etc.

Exemplos de filmes onde é possível se ver o “desastre”:

- Torres Gêmeas
- Lembranças
- 11’09’’01 (11 de Setembro)
- Fahrenheit 11 de Setembro
- Vôo United 93

Nas músicas, por exemplo, nem sempre ficam claras nas letras as críticas contra o governo (sobre seu modo de agir em relação a política geral, e à proteção ao país) e sobre o 11 de setembro, mas passam uma mensagem desde o momento do ataque, como também os fatos que foram acontecendo depois. Nesses casos, as críticas estão nas entrelinhas das composições.

Exemplos de músicas:

- Freedom, Paul McCartney
- American Idiot, Green Day
- Living with War, Neil Young


Para entender melhor assista o vídeo:


E você, o que pensa de tudo isso?

Concorda que o ataque de 11 de setembro foi realmente realizado pela rede Al-qaeda, ou que foi planejado pelo governo estadunidense?
Para muitas pessoas ficou marcado o que estavam fazendo no momento em que foi noticiado o ataque contra as torres gêmeas, e você? Lembra do que fazia nessa hora?

Esperam que tenham compreendido um pouco melhor sobre o 11 de Setembro.
Até mais ;)


Referências do texto:




Crédito das imagens:




Comentários

Maria Eduarda Sirydakis disse…
Camila, simplesmente amei o texto! Foi uma tragédia sem tamanho, como tu mesma disse no texto, cerca de 3 mil mortos, né? E eu sinceramente acho que foi planejado pela Al-Qaeda, nada de governo americano envolvido, mas... Quem duvida é louco! Pode ser que tenha sido o governo, sei lá. Gostei muito também do modo como tu construiu o texto, com imagens e em tópicos. Parabéns!
beijos, Maria
carol gomez disse…
Camila, eu realmente adorei o texto. Até hoje fico pensando em todas as hipóteses levantadas sobre a queda das torres gêmeas, seria realmente um atentado? Bom, não sei.
Adorei os filmes, vi dois deles, "torres gêmeas" e lembranças, no ultimo, foi um dos poucos filmes que eu chorei. é um ótimo drama.
Só um pequeno acréscimo: não é apenas a musica "American Idiot" do Green Day que trata do atentado. Na verdade, todo esse album(american idiot) é um protesto contra a guerra, as musicas falam da hipocrisia e correria americana, wake me up when september ends mostra a história de um casal que é separado por conta que o garoto vai lutar na guerra e essas coisas. O álbum é bem diferente dos outros, mas eu gosto bastante por ser um tipo de protesto. Foi feito depois do atentado, que só incentivou a criação do album com esse tema. O refrão da música : Bem-vindo a um novo tipo de tensão.
Baseado na alienação
"Onde tudo é feito para não ser certo
Os sonhos criados pela televisão
Os quais não somos obrigados a seguir
Já nos dão razão suficiente para nos opor" acredito eu que fale sobre a superficialidade do sistema, da sociedade estadunidense, dessa loucura que se tornou o mundo.
Bj carol
Natália disse…
Camila, estás de parabéns, pois o texto ficou muito bom, realmente prende o leitor.
Mas então, gostei do texto pois explica o "motivo" do atentado; não sei vocês, mas eu sempre ouvia falar do desastre e tal, mas não sabia do porque do acontecido.
E sobre a tua pergunta, bom, eu não lembro o que eu estava fazendo na hora em que ouvi a notícia, mas lembro de ver uma cena que apareciam pessoas reunidas num café perto das torres e então..."Bum", as torres explodem e todos ficam assustados. E aí eu fico pensando: quem será que estava filmando aquelas pessoas naquele exato momento? Parecia até que a pessoa sabia o que ia acontecer...

Beijos, Nat.
Anônimo disse…
Camila, gostei muito do texto, pois foi um ataque que causou uma grande repercussão no Brasil e no mundo, e fico imaginando o trauma que deve ter causado as pessoas desavisadas. Não tenho uma hipótese bem formada, pois até acho que George Bush fosse capaz de fazer isso, mas não vejo tantos motivos, mas acho difícil um grupo tão amador, em comparação com os militares estadunidenses, conseguirem roubar tantos aviões para fazer essa tática suicida. Mas atualmente defendo esta última possibilidade.

Igor Régis