Pular para o conteúdo principal

A importância do café da manhã.

Por Luis Fernando Palharin.

Quando acordamos temos que tomar um belo café da manhã, pois durante a noite nosso estômago já digeriu toda a comida do dia anterior. É necessário tomar um café bem balanceado, pois com ele você terá energia durante todo seu dia para poder fazer várias atividades como correr, praticar esportes, ler, trabalhar e outras coisas. Só com uma bela refeição matinal você consegue aguentar.  

Você sabe o que comer no café? E sabe as comidas que fazem bem e as que não fazem? Então nesse texto vou auxiliar em como fazer uma boa refeição!

 O que comer:


- Café além de ser antioxidante, tem efeito positivo na velocidade de codificação e processamento mentais.

- Mamão é uma importante fonte de fibras, ajudando no processo digestivo, o que é importante para quem vai passar bastante tempo sentado. Já a vitamina C combate à fadiga, contribuindo na concentração.

 - Aveia também é rica em fibras solúveis, melhorando o funcionamento do intestino. Tem em sua composição vitaminas e minerais com importante ação antioxidante, além de prevenir doenças cardiovasculares.  

 - Iogurte é mais um alimento que facilita o funcionamento do intestino fornecendo proteínas e cálcio, fundamentais para a manutenção dos ossos.    

- O mel possui carboidrato que contribui para atividade mental.  

 - Pão integral também é fonte de carboidrato, fornece energia para todas as funções orgânicas, inclusive a atividade cerebral, além de melhorar o humor.

O que não comer no café da manhã:

             

- Frituras: comidas fritas e gordurosas sobrecarregam o estômago e resultam em azia e refluxo ácido. Alimentos ricos em gordura também podem causar um fenômeno chamado esteatorreia que é o excesso de gordura nas fezes. Pessoas com a síndrome do intestino irritável devem ficar longe destas opções, incluindo manteiga e cremes.

- Chocolate: um estudo do ano de 2005 sugere que o chocolate pode ser problema para quem tem a síndrome do intestino irritável ou constipação crônica. No entanto, os especialistas indicam que nem sempre o chocolate é o vilão por si só. Para quem é alérgico a leite, por exemplo, pode ter problemas devido ao leite contido no chocolate. A cafeína, também encontrada neste tipo de alimento, pode estimular à cólica, o inchaço e a diarreia. 

- Milho: é rico em fibras, mas também contém celulose, um tipo de fibra que o organismo humano não consegue quebrar facilmente, por isso, pode ser um pouco indigesto.


Meu café da manha está saudável, pois como todas as coisas que fazem bem para nosso organismo e nada que faz mal. E o seu? Está saudável? 

Referências de imagens:               

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal isso porque muita gente acha que não tem importância comer de manhã ou comer porcaria, porque é a refeição mas importante do dia, então vamos prestar mais atenção nisso.
Mariana Natividade
Anônimo disse…
Antes eu quase nunca comia nada de manhã, e passava mal até a hora do almoço, esse texto me incentivou a me alimentar corretamente. Belo tema
Gabriel Kons-9ª A
Anônimo disse…
Já li em algumas matérias e vi que quem não toma café da manhã só toma uma café preto tem 10% mais chances de ganho de peso, pois o organismo fica com deficiência de nutrientes.
Então se você não tomar um bom café da manhã, a sua fome será acumulada para a proxima refeição, isso vai fazer fazer que na próxima refeição você coma de uma forma até mais exagerada pois não havia comido antes.Se falta alimento neste horário, o organismo já está com suas reservas de energia baixas e começa a utilizar massa muscular. Ou seja você começa a perder sua massa muscular. Carlo E. 9ºA