Pular para o conteúdo principal

Música – Sons e Ritmos

por Bruna,

O que é música?

É um tipo de arte que basicamente se constitui em combinar sons e ritmos. Sua história nos leva a sua origem e evoluções ao longo do tempo. É considerada por vários compositores uma prática cultural e humana.

Até o século XIX, Portugal foi a maior influência que construiu a música brasileira, porém tivemos ao longo da história outras importantes contribuições. Podemos citar alguns exemplos de ritmos populares:  o Lundu, uma dança africana que chegou via Portugal ou dos escravos vindos de Angola, tinha uma natureza sensual e humorística, apesar de ter incorporado um polimento formal e instrumentos como o bandolim. Evoluiu e se tornou popular como dança de salão. O cateretê, de origem indígena e influenciada mais tarde pelos escravos africanos é outro exemplo .

A música brasileira vem mostrando grande originalidade e variedade, observadas nas criativas influências diversas e na riqueza de gêneros musicais como o samba, sertanejo, forró, eletrônica, regionalistas, entre outros.

O funk, gênero musical que se originou nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960. É reconhecido por seu ritmo de batidas repetitivas.

O sertanejo, gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, se originou no estado de Goiás por compositores rurais e urbanos.

 O samba, gênero musical que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil. Considerado uma das principais manifestações culturais brasileiras.

O pagode, gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, a partir do samba.

O rock, gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas origens são do rock and roll e no rockabilly.

Os gêneros musicais que mais gosto são o funk, o sertanejo e o pagode. Algumas músicas fazem me lembrar de coisas que ocorreram. As primeiras músicas que lembro ter escutado foram as da Xuxa e a música Aquarela cantada por Toquinho, uma música linda. Quando estou triste a música é meu consolo.

A música pode transmitir o desejo de liberdade, sensibilizando as pessoas para o respeito e a admiração por quem age em favor de mudar as coisas. - Charlie Haden.



Referências:


Comentários