Pular para o conteúdo principal

Como funciona um carro alegórico? Como são feitos?

por Fillipe Arnold,



Quem nunca se fez essas perguntas? Bem, nesse post falarei um pouco de como são feitos e de como funcionam.

Um carro alegórico é construído a partir de um chassi de caminhão, (estrutura de suporte, para sustentar as estruturas de veículos), às vezes acoplado com motor, e para sustentar o grande peso das pessoas e das decorações é reforçado com colunas e vigas de aço. Assim que o “esqueleto” do carro fica pronto, é coberto com um tablado de madeira.


Há 4 extintores de incêndio em cada alegoria, mas estão muito bem escondidos e posicionados em locais de fácil acesso, e quando a decoração leva algum material inflamável, um líquido antichamas é aplicado pouco antes do desfile.


As esculturas sem articulações são bastante trabalhosas, levando várias camadas, primeiro ela é feita com isopor, leva uma camada de cola e papel, um pouco de massa corrida, e é pintada e decorada. Já as articuladas são muito mais difíceis, além do trabalho de fazê-la, ainda tem de ser oca, para poder se movimentar acontece o impensável, pessoas ficam dentro das decorações alegóricas.

E você acha que eles saem prontos dos barracões? Nem pensar, para não estragar a magia da hora do desfile e para não comprometer as partes frágeis, somente o esqueleto com as esculturas saem de lá, e os outros ornamentos são colocados no local do desfile, algumas semanas antes de eles acontecerem. E as destaques que ficam em grandes alturas são colocadas minutos antes de o carro entrar para o desfile.


Para finalizar, cada alegoria é, às vezes, puxada por mais de 50 pessoas e para mantê-la na linha da passarela é equipada com um volante posicionado dentro do carro.

Créditos das imagens:

Comentários