Pular para o conteúdo principal

Tubarão-cobra


Por Natalia Vieira

Neste texto vou falar de uma espécie de tubarão que muito me interessou. Eles vivem nas profundidades onde raramente a luz alcança e, por isso, dificilmente estes tubarões aparecem em águas rasas.

O tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) é um dos dez peixes pré-históricos que ainda vivem. Estudos comprovam a sua existência com fósseis datados de 80 milhões de anos. Esses registros datam do período cretáceo quando os dinossauros ainda andavam sobre a terra.

Esse tubarão vive em águas com profundidade igual ou superior a 600 metros em quase todos os oceanos. Com essa profundidade se alimenta de peixes abissais, moluscos e outros tubarões menores, mas quando filhote é ocasionalmente a presa de tubarões maiores.

O tubarão-cobra está equipado com 300 dentes afiados agrupados em 25 fileiras. Ele se alimenta de lulas, peixes e pequenos tubarões. Ele pode chegar a ter de 2 metros de comprimento, possuindo 6 pares de brânquias (diferente dos outros tubarões que tem 5 pares).

O tubarão cobra tem seu tempo de gestação um tanto peculiar, pois dura 3 anos. Ele gera 6 filhotes, tendo um período maior do que uma fêmea de elefante africano com 22 meses de gestação.

Tubarão-cobra

Referências:

Comentários

Julia Góes disse…
Interessante seu texto, tema legal e eu não sabia que existia tubarão-cobra. E por ele durar tão pouco não esta em extinção? Bjs
Amanda Martins disse…
Não sabia que existia tubarão-cobra, mas em qual oceano costuma se achar? Parabéns, bjs!
Anônimo disse…
Logo de cara já me interessei pelo seu texto, muito bem informativo, pude conhecer muitas das curiosidades sobre o Tubarão-cobra. Aline Iaczinski
Anônimo disse…
Ui, que bicho esquisito!!!! Seus textos são muito interessantes, continue postando sobre animais. E realmente incrível!
Julia Vicente