Por Natalia Vieira
Neste texto vou falar de uma espécie de tubarão que muito me interessou. Eles vivem nas profundidades onde raramente a luz alcança e, por isso, dificilmente estes tubarões aparecem em águas rasas.
O tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) é um dos dez peixes pré-históricos que ainda vivem. Estudos comprovam a sua existência com fósseis datados de 80 milhões de anos. Esses registros datam do período cretáceo quando os dinossauros ainda andavam sobre a terra.
Esse tubarão vive em águas com profundidade igual ou superior a 600 metros em quase todos os oceanos. Com essa profundidade se alimenta de peixes abissais, moluscos e outros tubarões menores, mas quando filhote é ocasionalmente a presa de tubarões maiores.
O tubarão-cobra está equipado com 300 dentes afiados agrupados em 25 fileiras. Ele se alimenta de lulas, peixes e pequenos tubarões. Ele pode chegar a ter de 2 metros de comprimento, possuindo 6 pares de brânquias (diferente dos outros tubarões que tem 5 pares).
O tubarão cobra tem seu tempo de gestação um tanto peculiar, pois dura 3 anos. Ele gera 6 filhotes, tendo um período maior do que uma fêmea de elefante africano com 22 meses de gestação.
Tubarão-cobra |
Referências:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/tubarao-cobra-desafios-para-a-sobrevivencia-de-um-verdadeiro-fossil-vivo.htacesso em19/10/2012.
http://postmania.org/tubarao-cobra-um-dos-10-peixes-pre-historicos-vivos-ate-hoje/acesso em 19/10/2012.
http://vidaselvagem.spaceblog.com.br/182994/Tubarao-de-babado-ou-tubarao-cobra/acesso em 09/11/2012.
Crédito da imagem: http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2012/06/20/animais-diferentes-exotismo-natural.htmacesso em 25/11/2012.
Comentários
Julia Vicente