Pular para o conteúdo principal

Conflitos que ocorrem devido a disputa pela água


 por Luri,                       
                            
           
 
            Aproximadamente 85% da água do rio Nilo encontra-se no território da Etiópia, devido ao crescimento populacional e a  seca, o país resolveu criar uma barragem no rio Rekeze sendo a maior barragem da África, esta conteria o fluxo das águas que até pouco tempo percorria livremente para o Egito, prejudicando e muito este país que sempre se opôs que outros países explorassem o rio de uma forma mais aprofundada e ampliada, tentando evitar o desgaste deste. 

            Está “rixa” já resultou no boicote do financiamento pelo Banco Mundial para a construção e segundo relatos, ” sua construção diminuiria o fluxo de água do Nilo em até 40% e com prejuízos ao país"[1].

            Em 2002, foi assinado um acordo com a China para a construção da barragem, mantendo um clima de tensão entre a Etiópia e o Egito, tendo em vista ainda a possibilidade de haver uma guerra entre eles.

            Sendo assim, pude concluir que esse é um dos muitos conflitos que existem na África e também um dos muitos tipos que existem. Do meu ponto de vista os acordos podem diminuir a frequência desses ocorridos e você tirou suas próprias conclusões?

Fontes:
http://uminstante.wordpress.com/2010/09/29/a-etiopia-e-o-nilo/

http://www.comciencia.br/reportagens/aguas/aguas11.htm


[1]http://uminstante.wordpress.com/2010/09/29/a-etiopia-e-o-nilo/

Comentários