Pular para o conteúdo principal

ETÍOPIA SECA


por André,


O planeta Terra possui uma grande quantidade de água, no entanto, somente 2% dessa água é doce (água potável).O consumo indiscriminado da água, tanto para a população quanto para a agricultura e pecuária, gera um desperdício excessivo da água própria para o consumo humano.  

A exploração da água no mundo  é enorme. As pessoas são dependentes dela, e lutam por ela, é o caso da África, que tem uma escassez de água muito grande. A Etiópia que é um país da África localizado na região nordeste do continente, com uma população de aproximadamente 82,8 milhões de habitantes e possui uma área de 1 127 127km².

A Etiópia é um dos países mais pobres do mundo. Este país passa por  um problema sério de falta de água. As  pessoas precisam caminhar vários quilômetros para satisfazer suas necessidades  diárias. Já existem ONGs que ajudam estas pessoas para esse tipo de problema. Conforme a reportagem de  Antônio Jaén do site noticias Terra, apenas 42% da população tem acesso a água potável, mas a distribuição não é uniforme entre áreas urbanas e rurais. Na área rural a água é geralmente mais suja pois há muitos animais que também bebem desta água. Jaén nos diz ainda que 67% das doenças na Etiópia são causadas pela água contaminada. Extima-se que 1.8 milhões de crianças morrem a cada ano pelas doenças causadas pela água. Sendo assim, esta é a segunda  maior causa de morte infantil no mundo
.
A água é fundamental para a vida,  e sem ela nós não conseguiríamos viver. A precariedade e má distribuição da água potável no mundo, especialmente na Etiópia  exige que a população permaneça lutando por esse bem indispensável em sua vida. Infelizmente, ainda faltam investimentos para melhoria deste bem no país. A escassez de água é um problema social muito sério, pois sem ela a população não consegue viver dignamente, não consegue progredir, trabalhar, não consegue viver.


Referências: 


acessado em 04 de novembro de 2012


Comentários