Pular para o conteúdo principal

Sempre Gabriela...


Por Julia Góes

Baseado em uma história real “Gabriela cravo e canela” é um livro de Jorge Amado que conta a história de um romance em meados do século XX, na cidade de Ilhéus na Bahia, entre Nacib e Gabriela. 

Jorge Amado nasceu em 1912 em Itabuna e morreu em 2001 em Salvador. A novela “Gabriela” da rede globo, conta tudo resumido, mas por não ser completo, quase não tem graça (É a segunda vez que esse romance tem sua adaptação para a televisão).


Conhecendo a trama e seus personagens:

Ramiro Bastos era um homem bem sucedido da cidade de Ilhéus naquela época, não era qualquer coronel, tinha dezenas de fazendas de cacau e era prefeito da cidade. Porém ele tem um inimigo e concorrente muito forte para a prefeitura, Mundinho Falcão. Este último se apaixona por Gerusa (neta do coronel Ramiro), ou seja, um amor proibido. Ao mesmo tempo, e principal foco do romance, acontecia outra história na cidade, o amor de Nacib um comerciante sírio e Gabriela uma simples mulher. Após Nacib encontrar Gabriela ela o cumprimenta com duas palavras que mudam tudo: “Moço bonito”. Era tudo o que precisava para esse novo romance. Ela virou cozinheira dele e com o tempo foi se tornando mais que isso, até se casarem. 

Dona Dorotéia era uma senhora de respeito e um exemplo para a sociedade de Ilhéus apesar de fofocar sobre a cidade inteira (porém muitas histórias do passado dela vão ser desvendadas e a família dela vai sendo destruída em partes e ela acaba ficando sozinha). Juvenal (neto da senhora fofoqueira) se casará com uma ex-quenga, e o pai dele assume que é gay o que acaba com a honra da família. Os homens de Ilhéus só querem saber de ir para o Bataclã trair suas mulheres, o que aumenta sua importância na trama.

Coronel Jesuíno, outra peça importante para essa história. Era casado com Sinházinha que um dia foi atraída pelo dentista que acabara de chegar na cidade. Ela trai o marido com o doutor. Para lavar sua honra o coronel era “obrigado” a pegar os dois juntos e mata-los, e foi o que aconteceu. Naquele momento chegava juízes, policiais treinados e tudo mais, com isso a cidade crescia e ficava cada vez mais moderna, o que acabava diminuindo o poder dos coronéis. 

Malvina era filha do coronel Melk, um dos coronéis mais bem sucedidos de Ilhéus. Ela queria ser independente com o homem que ela escolhesse (e não o que os pais quisessem). Apaixonou-se por seu professor e ele por ela, mas essa história tem muitas vírgulas mas nunca um ponto final. Os dois seguiram suas vidas com outras pessoas mas nunca se esqueceram, e no fim dessa história tem uma surpresa inesperada (agora esperada).

Recomendo a leitura do livro de Jorge Amado. Ele é muito interessante e informativo procurando contar tudo como acontecia antigamente. Como é um romance recomendo a quem gosta de livros desse gênero. Ele vai te surpreender (mesmo que você já saiba o final de alguns personagens!).

VOCÊS IRÃO ADORAR! BOA LEITURA...

 
 

Créditos das imagens:

Comentários

Amanda Martins disse…
Muito interessante a história da Gabriela e outros personagens. Vi alguns capítulos mas é meio complicadinho. Parabéns... Bjs
Anônimo disse…
Gostei bastante do seu texto e apesar da novela ter umas cenas muito fortes a história envolve um romance muito bonito. Aline Iaczinski
Giulia Platt disse…
Hahah bem cara da Julia esse texto... Realmente, me deu vontade de ler o livro, ótimo texto.
Beatriz P disse…
Julia, aodrei teu texto. É ótimo quando valorizamos a literatura brasileira, e no teu caso, com um autor dos que mais contribuiu com a formação da tal!


Beatriz de Costa Pereira
Anônimo disse…
ADOREI, pois quando a novela tava sendo exibida esse ano perdi muitos capítulos então não intendi muito os personagem, e com este texto li todas as historias de cada personagem fazendo que eu entendece a novela. Att. Vitória Botelho
Adorei o texto da Julia, principalmente por falar de uma novela que eu adorava, hahaha