Pular para o conteúdo principal

Starters: correndo riscos por uma vida melhor


por Rhanna,

Neste post vou contar um pouco sobre o livro Startes, de Lissa Price. Confesso que ao ver a sinopse não fiquei muito animada para lê-lo, mas acabei ficando "viciada" ao longo da história e já estou super ansiosa para o lançamento do segundo livro. Na capa há uma citação da Kami Garcia que diz: “Fãs de Jogos Vorazes vão adorar”, o que chamou minha atenção por gostar muito dessa série, realmente há semelhanças entre os dois livros e ambos são fantásticos.

O livro conta história de Callie, uma menina que vira órfã após a Guerra dos Esporos, a qual matou todos os adultos entre 20 e 60 anos por não terem sido vacinados. O local onde ela vive passa a ser um caos, os Startes (jovens) não podem trabalhar e, por isso, todos os órfãos vivem fugindo, pegando lixo, roubando, mantendo distância dos Inspetores, arrombando prédios abandonados, sendo julgados pelos Enders (idosos) e tentando sobreviver longe das Instituições.

Acontece que, além de Callie ter que cuidar de si mesma, ela tem que proteger seu irmão mais novo que está doente, Tyler. Por isso, ela acaba assinando um contrato na Prime Destinations, onde em troca de dinheiro os jovens alugam o seu corpo para idosos ricos. Um chip acaba sendo instalado na cabeça desses e os inquilinos (idosos) vivem no corpo dos doadores (jovens), enquanto os mesmos ficam adormecidos. Entretanto, algo estranho ocorre durante o aluguel de Callie e ela acaba descobrindo o plano mirabolante de sua não tão inocente inquilina, Helena.

Achei o final surpreendente, fiquei muito chocada com algumas revelações. O desfecho do livro dá uma ponta de dúvida e uma grande vontade de ler o próximo. Uma das principais morais ensinadas através da história é que devemos dar valor ao que temos, comida, família, saúde, casa... já que há muita gente (não só no livro) que não tem nada disso e devemos aproveitar muito isso, pois nunca se sabe o que pode ocorrer no futuro, por exemplo, pode haver uma guerra de esporos.

Espero que isso tenha despertado a curiosidade de vocês, pois é um livro maravilhoso que vale apena ser lido. Se quiser descobrir mais sobre, há um jogo criado para esse livro, onde devemos encontrar Peter, um jovem que foi sequestrado pelo dono da Prime Destinations. Ele está disponível nessa criativa página: www.startersolivro.com.br. Além disso, foi divulgado um trailer do livro:


Referências:
Imagens retiradas dos sites: . Acesso em: 11 nov. 2012.

http://www.nomundodoslivros.com/2012/08/resenha-starters-de-lissa-price-editora.html>. Acesso em: 11 nov. 2012.

Comentários