Pular para o conteúdo principal

Um pouco da história de José Saramago

Criação: Nicollas, Jhonatan e Jesiel.



Oi pessoal! Neste texto iremos falar um pouco da vida do escritor português José Saramago que morreu no dia 18 de junho deste ano. Figura muito conhecida pelas suas obras escritas e pelas suas críticas fortes a respeito de alguns assuntos, principalmente a religião e a política.



José Saramago nasceu na vila Azinhaga na Golegã pertencente ao distrito de Santarém em Portugal no dia 16 de novembro de 1922. Escreveu diversas obras, desde peças teatrais a romances, contos, poemas e crônicas. Sua primeira criação foi o romance “Terra do Pecado” de 1947, e o mais recente, um romance que se chama “Caim” de 2009. Saramago teve cerca de 24 obras publicadas, mas um de seus principais trabalhos é o livro “Ensaio sobre a Cegueira” que chegou a ganhar o prêmio Nobel de Literatura em 1998 (único livro de língua portuguesa a ganhar esse prêmio). Esta obra ganhou uma versão cinematográfica. A história tanto no livro quanto no filme é bastante forte: “mostra uma inexplicável epidemia chamada de cegueira branca, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico, que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida" *



O autor já teve muitos problemas por conta de sua opinião forte a respeito da Igreja católica e de contestá-la. Uma de suas obras, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” publicada em 1991, fez com que fosse perseguido, recebendo ameaças, em grande parte anônimas, e também várias declarações ofensivas da Igreja católica fazendo com que se mudasse de Portugal para a Espanha. Alguns anos depois com o lançamento do livro “Caim” em 2009, em pleno século XXI, as perseguições a ele voltaram a ocorrer. Essas perseguições não ocorriam apenas por parte da Igreja, mas também por algumas pessoas que eram contra a opinião de Saramago, chegando a pronunciarem que ele deveria renunciar a cidadania Portuguesa.



Saramago também foi muito criticado por alguns pela sua concepção de democracia. Na sua opinião ela deveria efetivamente dar maior voz ao povo. Por ele ter sido uma pessoa muito influente no mundo, e por ter opinião crítica formada sobre diversos assuntos, ele não era uma pessoa do “gosto” de muitos governantes. Por conta da sua visão crítica da democracia. Segundo ele a democracia em que vivemos não é para todos, pois não é todo mundo em seu conjunto que faz as escolhas para o mundo.



Nesse texto falamos um pouco da vida do grande escritor de literatura portuguesa José Saramago. Sua morte foi uma grande perda não só para a literatura portuguesa, mas para o mundo. Esperamos que tenham gostado do nosso texto e que procurem saber mais da vida deste grande escritor da nossa língua.



Fontes: http://josesaramago.blogspot.com/ consultado em 19.jun.2010.

Crédito da imagem: http://www.pimentanamuqueca.com.br/?mod=article&cat=PIMENTA&article=2892&paged=2 consultado em 19.jun.2010.

*Sinopse oficial do filme: “Ensaio sobre a cegueira”, BRA/JAP/CAN, 2008. (retirado de seu encarte).

Comentários