Pular para o conteúdo principal

A Fórmula de Bhaskara: Sua origem.

Criado por Amanda.

No dia 10 de junho em uma aula de matemática, uma nova matéria foi dada. Começamos a aprender sobre a fórmula de Bhaskara. Mas o que é a fórmula de Bhaskara? É uma equação de segundo grau, no qual os coeficientes são números reais ou complexos e possuem duas soluções, chamadas de raízes da equação. As raízes são dadas pela seguinte fórmula, conhecida no Brasil pelo nome de Fórmula de Bhaskara:



Bhaskara Akaria nasceu na Índia em 1114 e viveu até cerca de 1185. Foi um dos mais importantes matemáticos de século XII, embora não seja correto conceder a ele a conhecida fórmula de equação do 2º grau.

O hábito de dar nome de Bhaskara a essa fórmula de resolução da equação do segundo grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960. Esse costume aparentemente só brasileiro, não é adequado, pois o problema que aparece numa equação do segundo grau já aparecia, há quase 4 mil anos, em textos escritos pelos babilônios. Então não foi o Bhaskara que adequou essa fórmula.
A idéia da demonstração da fórmula de Bhaskara é o preenchimento de quadrados. Seja: ax2+bx+c=0

A importância da Fórmula de Bhaskara é que ela nos permite resolver qualquer problema que envolva equações do 2ª grau, que aparecem em diversas situações importantes, como na Física, por exemplo.

Fontes:
http://sandroatini.sites.uol.com.br/bhaskara.htm consultado dia 24 de junho.
http://www.infoescola.com/matematica/formula-de-bhaskara/ consultado dia 24 de junho.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bhaskara/bhaskara.php consultado dia 24 de junho.
http://www.profcardy.com/cardicas/bhaskara.php?&width=1024 consultado dia 30 de junho.

Comentários

Isadora disse…
Nossa, que texto legal! Foi muito bom ler esse texto, ainda mais pelo fato dele se referir há um de meus assuntos favoritos, matemática!
Anônimo disse…
Muito legalllll
rodney disse…
Ér Mesmo " ,
Anônimo disse…
Eu gostei pq é resumido,e ao mesmo tempo completo,onde fala sobre o assunto destacando os topicos importantes.Eu realmente gostei,posso dizer que é imteressante.
,Alunciante disse…
Qual o nome dessa formula fora do Brasil? E pq tem esse nome?
Anônimo disse…
AHHAMMMMM
Anônimo disse…
nada ver esse texto
so fala merda com rola
Anônimo disse…
lagalll gostei mt