Pular para o conteúdo principal

Esporte e a saúde

Criado por Nicollas.


Neste texto irei falar sobre o quanto é importante para a saúde a prática de esportes, mas também que em exagerada quantidade e sem acompanhamento médico pode ser um risco de vida, e que muitas vezes a busca pelo físico perfeito faz com que algumas pessoas usem de diversas drogas para tê-lo ou também usem dessas drogas para ganhar competições.


Falarei, num primeiro momento, dos pontos positivos de praticar esportes com freqüência. A prática regular de algum esporte faz com que a pessoa eleve sua auto-estima, sua capacidade mental também aumenta, o seu colesterol fica melhor controlado, ajuda no controle da ansiedade e o stress, o sono fica melhor e os ossos mais fortes, ajuda ainda pessoas com doenças crônicas pois faz com que o organismo desenvolva maior resistência. Mas, para que a pessoa tenha todos esses benefícios é preciso de acompanhamento médico, ou de um profissional de educação física. Estudos apontam que uma prática regular deve durar em média de 30 minutos por dia, mas isso varia de pessoa para pessoa, de acordo com as orientações dos profissionais da saúde do corpo. Quando se trata de avaliação médica existem quatro áreas que devem ser consideradas: força muscular, flexibilidade articular, composição corporal e capacidade funcional cardiorrespiratória.


Outra coisa muito importante são as refeições e o uso adequado de roupas. O ideal é realizar de cinco a seis refeições moderadas por dia, e dentre elas o café da manhã deve ser a principal refeição, devendo ser rico e diversificado nos alimentos. E quanto ao uso de roupas, elas devem ser confortáveis e que não dificultem a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente, assim como o cuidado no uso de um tênis apropriado para a modalidade escolhida para praticar.


No dia 05/11/2004 o jogador do São Caetano Serginho, mostrou para todo o país que o esporte praticado excessivamente e sem acompanhamento médico é um perigo de vida. Esse jogador desmaiou numa partida do campeonato brasileiro do mesmo ano, foi atendido e levado para o hospital, mas infelizmente faleceu. Desde então alertas ganharam a mídia sobre a questão da falta de cuidado na prática esportiva, pois qualquer problema de saúde, o mais simples que seja, deve ser avaliado e levado em consideração antes da pratica de algum esporte, mesmo sendo apenas para lazer.


Muito importante ainda uma chamada de atenção no que se refere ao uso de drogas e doping. Alguns atletas profissionais usam drogas para ficarem em forma mais rápido e para ganhar competições, mas também existem pessoas que praticam esportes (não profissionalmente) que usam drogas para buscar a forma perfeita. Talvez esses casos de doping no esporte sejam tão comuns pela facilidade de adquirir drogas apesar de serem consideradas ilegais em nosso país, mas também, muitas vezes pela falta de informação da população a respeito dos efeitos colaterais que são diversos, podendo causar até a morte.


Espero que tenham gostado do texto. Que procurem se informar mais sobre o assunto. E se você que esta lendo isso já pensou em usar drogas: repense! E se quer começar a prática de algum esporte: lembre-se do acompanhamento de um profissional.


Fontes: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/esporte-saude.htm consultado em 04.jul.2010.

http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=5610 consultado em 04.jul.2010.

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 consultado em 04.jul.2010.

Créditos imagens:

http://www.alienado.net/esportes-para-a-adolescencia/ consultado em 14.jul.2010.

Comentários