Pular para o conteúdo principal

Olimpíada Brasileira de Matemática

Criado por Jesiel.

Oi gente!

Então... Após nossa prova de Olimpíadas de Matemática realizada em sala de aula no início de nosso segundo trimestre resolvi escrever um pouco sobre isso. Certamente alguns alunos depois que terminaram a prova, assim como eu, tiveram curiosidade para saber mais sobre ela. Quando essa tal olimpíada surgiu? Qual o seu objetivo? Essas e outras perguntas serão respondidas nos próximos parágrafos.

A primeira Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria em 1894. No Brasil a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

A OBM pretende estimular os alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania.
Outra meta é que os alunos participantes possam descobrir na Matemática uma fonte de beleza e prazer intelectual, independente de suas futuras opções profissionais.

Em resumo, a OBM pretende ser um fator positivo para a melhoria da qualidade do ensino nas Escolas Públicas do país e exercer o papel de agente de desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico do Brasil. Esta é a razão de ser e o objetivo maior da OBM.

A OBM está dividida em três níveis:
Nível I - alunos de 5a e 6a série;
Nível II - alunos de 7a e 8a série;
Nível III - alunos do Ensino Médio.

Os alunos do Colégio de Aplicação tem se destacado nas Olimpiadas. Neste ano de 2010 tiveram um bom desempenho. Destaque para uma aluna da 8° série que acertou 16 das 20 questões da prova. Este é um exemplo e fica de recado para todos! Estudem e vejam que o futuro pode melhorar e muito.

Participe da OBM – Vamos somar novos talentos para o Brasil!

Fonte: http://www.dmat.ufpe.br/opmrlg/geral/apresentacao.htm Consultado no dia 01.jul.2010.

Comentários

Guilherme disse…
Cara to ferrado vou participar soube que deve ter de 400 a 500 questoes