Pular para o conteúdo principal

Artigo de opinião: O que é família?

Por JK,


“Família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento". (www.pime.org.br/missaojovem/mjeducser.htm)





Família ao meu ver é um pouco diferente. Não considero família só pai, mãe, irmãos. Família é um todo, são aqueles que podemos confiar, que contamos para tudo, todos os momentos, seja de dificuldade ou alegria. São os que tenho um laço de afeto muito grande, normalmente que conversamos mais, desabafamos, contamos o que sentimos. Coisas que nem sempre falamos para os pais e irmãos.

Família são os amigos que somos bastante apegados. São aqueles que dividimos o que temos, desde pequenas coisas, como comida, dinheiro, roupa e etc. Família são aqueles que estão sempre ao nosso lado para apoiar, criticar quando estamos errados e sempre tentando ajudar e nos fazer mos crescer cada vez mais.

Por isso considero família os verdadeiros amigos, que sempre estão ao meu lado. Pois nem todos os amigos são considerados da família de verdade, alguns são somente colegas, amigo mesmo são aqueles que levamos para a vida toda, com um profundo afeto e laço de amizade.
créditos da imagem:

Comentários

Anônimo disse…
gosto dos textos...
fiquei um tanto sentida e relembrei o quanto a família é importante para a vida.
obrigada
Anônimo disse…
Muito bom...Mas eu poria,a família como pais,mães,irmãos,e o quanto é difícil esta convivência.Ver as pessoas na rua,conversar,brincar,até compartilhar todos os segredos,e estar com ela nas horas boas e ruins,isto é ótimo,maravilhoso,mas você não convive com ela de fato. Ja na família mesmo,convivendo com o outro todos os dias,percebe-se os seus defeitos,digamos assim "verdadeiros",pois muitas pessoas são hipócritas o bastante para te iludir.
Anônimo disse…
gostei muittoo me ajudoo d ++ brigado
Anônimo disse…
muito bom mxm...me vai ajudar para o teste de portugues