Pular para o conteúdo principal

Bandeirantes, garimpo, passado e presente

por prof. José Carlos,

Olá pessoas,

No dia 21 de julho comemora-se o dia do garimpeiro, instituído pela Lei nº 11.685, de 2 junho de 2008. Pela referida Lei, garimpeiro é “toda pessoa física de nacionalidade brasileira que, individualmente ou em forma associativa, atue diretamente no processo da extração de substâncias minerais garimpáveis”.

O dia escolhido para esta comemoração, tem relação com a data de 21 de julho de 1674, considerada o dia da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme.

Como estamos dando início ao nosso trabalho de campo nas Minas Gerais, considerei importante trazer essa informação que está relacionada ao o século XVII, quando a expedição do bandeirante Fernão Dias Paes Leme vai em busca de esmeraldas nos sertões, onde hoje está localizado o Estado de Minas Gerais.
 O “caçador de esmeraldas” como era conhecido, é no século XXI, indicado como patrono dos garimpeiros em função da sua relação com o interesse na exploração mineral.

A discussão sobre as bandeiras e os bandeirantes será temática nas aulas de história, porém, como estamos na fase de preparação para os trabalhos de  campo, sugiro que os novos posts possam trazer questões que alimentem nossas curiosidades sobre o período do século XVII, que será objeto de estudos nos próximos meses. 
 
 
 
 
 
 
 
Créditos das imagens:
1- http://www.valedocapao.com.br/vale/images/02.jpg
2- http://www.topblog.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/03/bandeirantes-do-fernao-dias-paes2-150x225.jpg

Comentários