Pular para o conteúdo principal

Subdesenvolvimento: aspectos históricos e fatores internos

por Bruno Renato e Jorge Kleber,




O subdesenvolvimento é uma coisa que está muito presente no cotidiano da população brasileira, por que o Brasil é um pais subdesenvolvido. Quando nos perguntamos sobre a origem deste mal logo nos vem a cabeça coisas do tipo:“ahh isso é devido a colonização de exploração”,”isto acontece porque Portugal apenas roubou o Brasil”, etc...


Sim isto está realmente certo, mas não nos perguntamos o porquê de isto permanecer até hoje em dia já que fazem séculos que a colonização ocorreu e acabou? A resposta é muito simples e esta relacionada a outra coisa que vemos muito nos dias de hoje, a corrupção.


Sim você deve estar se perguntando: ”qual a relação do subdesenvolvimento, com a corrupção?”.
Pois a relação é a seguinte: O nível de desenvolvimento de um pais se dá por vários aspectos que são eles o nível de escolaridade da população, o desenvolvimento tecnológico do país, a expectativa de vida da população. Entre outros, o nível do país se dá por essa série de aspectos que somente podem evoluir quando os investimentos são bem feitos e feitos para o bem dos habitantes do país, porém, não é bem assim que ocorre aqui no nosso país .


O mal da corrupção está muito presente com os esquemas de desvio e lavagem de dinheiro,
superfaturação de obras, sonegação de impostos, além dos chamados “jeitinhos” que são favores, ajudinhas, suborno, etc...


Agora você pensa, mas e os crimes e a violência no país? Isto se deve igualmente à corrupção pois se ela não existisse a miséria não seria tão grande porque uma pessoa que comete o um crime, tipo um assalto, não faz isto por que quer, em geral faz porque precisa comer ou alimentar uma família, por isso acabam ocorrendo muitos crimes no Brasil.


Coisas como essas tão comuns nos noticiários e jornais que acabam contribuindo fortemente para a permanência do Brasil no grupo dos paises subdesenvolvidos.
Espero que com esse texto tenhamos conseguido explicar um pouco melhor para vocês sobre a atual causa do subdesenvolvimento.

Comentários