Pular para o conteúdo principal

Produtos transgênicos: será mesmo uma evolução?

Criado por Amanda.

Numa aula de Iniciação Científica com a professora Giselle (de ciências), falamos e aprendemos sobre produtos transgênicos. Mas o que seriam produtos transgênicos? Onde eles são usados?

Os produtos transgênicos são alimentos geneticamente modificados, no qual, células foram adicionadas, para que se tornem mais resistentes a pragas e para que se conservem mais facilmente. Os primeiros alimentos a serem modificados foram a soja e o milho. A Espanha é o maior produtor de produtos transgênicos de toda a Europa.

Os produtos transgênicos podem estar em praticamente todo produto alimentar, como bolachas, salsichas, chocolates, pizzas, hambúrgueres ou cereais, porque os animais que comem as plantas (já modificadas) e que depois dão origem à carne alimentaram-se de produtos transgênicos. Por isso, quando ingerirmos um hambúrguer, podemos estar nos alimentando de produtos transgênicos.

Além dos transgênicos já comercializados, algumas variedades aguardam autorização:

  • Arroz que contém um gene humano introduzido;
  • Batatas com um gene de galinha;
  • Pepino e tomates com genes de vírus e bactérias;

Alguns cientistas dizem que os produtos transgênicos podem ter um valor nutricional aumentado e que até poderiam resolver os problemas alimentares dos países menos desenvolvidos. Mas outros relatam que não sabem os efeitos dos produtos transgênicos nos seres humanos e que a substância colocada no milho, por exemplo, polui os solos durante vários anos. E que as plantas geneticamente modificadas matam os insetos que as comem, mas também matam as joaninhas, pois elas se alimentam dos insetos, causando assim, um desequilíbrio na teia alimentar.

Outros pontos negativos:

1- O aumento dos sintomas de alergia,

2- E por ser um produto modificado, possui uma maior resistência aos agrotóxicos nele colocados e aos antibióticos no qual as pessoas e os animais ingerem;

3- O aparecimento de novos vírus;

4- A eliminação de populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas;

5- O empobrecimento da biodiversidade;

6- O desenvolvimento de ervas daninhas muito resistentes que podem causar novas doenças e o desequilíbrio da natureza.

Por tudo isso penso que os produtos transgênicos não deveriam ser utilizados para o consumo, até que todas as suas reações sejam apresentadas e comprovadas, pois se não sabermos ao certo o que trará a saúde, estamos sujeitos a vários riscos. Eu não consigo entender o porquê deles possibilitarem a utilização dos produtos transgênicos, que não sabemos os riscos.

Fontes:

http://www.bionetonline.org/portugues/content/ff_cont1.htm, consultado dia 14 de julho de 2010.

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/produtostrangenicos.htm, consultado dia 13 de julho de 2010.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos.php, consultado dia 15 de julho de 2010.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-6.php, consultado dia 15 de julho de 2010.

Comentários