Pular para o conteúdo principal

Piercing

Criado por Júlia Farias e Gabriela Dias.



Oi gente, estamos aqui para falar sobre um assunto que a galera gosta, os piercing. Neste texto iremos falar sobre estes no geral, problemas, precauções e gostos.

Os piercings existem desde tempos remotos. O “Body - Piercing” vem sendo usado há mais de cinco mil anos. Eles surgiram nas tribos e clãs das mais antigas culturas humanas, que utilizavam estes em ritos ou cultos de suas culturas.



Com o tempo o uso e finalidade do piercing foi se modificando. Teve grande impacto a partir da década de 1970 com a moda “Punk” quando os adeptos em grande parte eram vistos como rebeldes. Era também adotado por “gurus” da moda de Londres e artistas. Mesmo com um impacto reproduzido pela mídia os piercings não foram realmente aceitos e utilizados por grande parte da população, mas na década de 1990 voltou-se atenção a eles virando moda, mas ainda carregando preconceitos, já que a tal moda não era adotada por todos, e sim por pessoas “descoladas”.



O piercing já foi usado como expressão pessoal, ritual, espiritual, uma distinção da realeza e hoje em dia é moda entre diversas idades e estilos. Em 2010 seu uso aumentou em 40 % tendo em vista números de antes, pois esta em voga entre os jovens, seu maior público alvo atualmente.





Nem toda jóia para perfuração é certa!



Existem diversos materiais para este tipo de jóia (o piercing é considerado uma jóia pois também pode ser feito com metais nobres e pedra). Apesar de normalmente se apontar que o mais indicado é o aço cirúrgico, não é verdade. O ideal seria usar material como o titânio ou mesmo teflon por serem menos reativos (menos substâncias tóxicas em sua composição) e assim produzem menos reação imunológica do organismo, que pode desencadear alergias, inflamações ou até mesmo uma quelóide (como no exemplo da imagem). QUELÓIDE é a reação mais comum depois da perfuração. É uma inflamação onde há o acumulo de pus. Só cicatriza com cuidado e em alguns casos é necessário a retirada do piercing para evitar maiores complicações!

Não é recomendado usar o ouro, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica (mas ele pode ser utilizado depois da cicatrização do furo).



Interessante Saber!



Lugares e os tempos de cicatrização:



- Lábios: 2 a 6 semanas;

- Língua: 4 a 6 semanas (feito frente da língua pode levar a perda do paladar);

- Nariz: 2 meses a 1 ano;

- Sobrancelha: 6 a 8 semanas;

- Orelha: 1 ano;

- Umbigo: 3 meses a 1 ano;

- Mamilos: 4 meses a 1 ano.



Neste texto procuramos mostrar que os piercing têm toda uma má fama, mas que tem seus importantes significados. São utilizados por diferentes tribos ou apenas por quem goste deste estilo. O piercing tem uma longa e extensa história e nela muitas transformações.

Lembre-se sempre: se gosta deles procure um bom profissional para realizar a perfuração! Esperamos que tenham gostado!



Fontes:

http://www.jvanguarda.com.br/2006/06/23/historia-do-piercing/ Consultado no dia 22 de junho.

http://www.anjossonhadores.hpg.com.br/ Consultado em 22 de junho.

Comentários