Pular para o conteúdo principal

Insônia

por Luise,

Você sofre de insônia? Se sim, você já deve saber que isso causa mal humor, péssimo rendimento no trabalho, entre outras coisas. O que deve ser novidade para você é que a insônia não causa somente isto. Ela também aumenta as chances de você morrer prematuramente e de conseguir problemas cardiovasculares.

Explicando melhor. um estudo sugere que, se você não dorme um dia, este dia também foi um dia a menos de vida. Ah, este resultado também vale para as pessoas “que não conseguem pregar os olhos e também entre aqueles que têm dificuldade de voltar a dormir, acordam várias vezes ou despertam cedo demais”. Ah, isto ocorreu indiferentemente de outras doenças, sendo elas “enfisema, bronquite, infarto, hipertensão e diabetes”.

Entretanto, você não deve surtar agora, pois não é surtando que você vai resolver o problema. Para deixar mais claro, a insônia passageira só acontece por estresse, que por sua vez ocorre pelo cotidiano desgastante e/ou por situações-limite. Pois é, o estresse provoca, mesmo que indiretamente, a sua morte, portanto cuidado com ele!

Infelizmente, a insônia, (tanto passageira como crônica) pode ocorrer por várias situações: ansiedade, depressão, que acontecem por perdas de vida, por problemas de família, por problemas financeiros e/ou profissionais.


Falando em insônia crônica, predisposição genética e uma hiperatividade no eixo cerebral conhecido como hipotálamo-hipófise-adrenal, seriam as culpadas por este problema. Entretanto, isto não significa que você, se tiver, deve ficar de braços cruzados. A insônia crônica tem tratamento, quem tem este tipo de insônia, deve fazer psicoterapia, tratando também com remédios ao curto prazo, pois há grandes chances de controle da insônia.

Isto funciona porque incentiva o paciente a achar modos de confrontar as coisas erradas, ajudando a conseguir superação de problemas. Por fim, há fatores, de ambiente, de suas emoções, e psicológicos que afetam no seu comportamento.
Depois de ler este texto, concluo que insônia, seja qual for, deve ser tratada com atenção, para não dar mais problemas.



É isso pessoal, até mais!

Comentários