Pular para o conteúdo principal

Manifestações pelo Brasil.

Por Luis Fernando Palharin.

Atualmente os olhares do mundo se voltaram para o Brasil. Não por causa dos eventos esportivos que o país ira sediar, e sim por causa das manifestações populares. Manifestações que levam principalmente jovens as ruas, mas também adultos e idosos. Pessoas de diferente classes sócias, religiões e preferência política, todos querendo um Brasil melhor com mais transparência e honestidade.

As manifestações tiveram início por causa do aumento na tarifa do transporte coletivo em São Paulo, transporte que na maior parte do país é de péssima qualidade. Pessoas que dependem do transporte coletivo têm que conviver ônibus, trens e metros insuficientes, greves e uma tarifa elevada.
 
Outros temas ganharam força ao longo dos protestos, como a saúde. É cada vez mais frequente encontrarmos pessoas quase morrendo nos corredores de hospitais a espera de atendimento, hospitais que não apresentam infraestrutura alguma faltando tanto equipamentos quanto profissionais na área da saúde.

A educação também foi um tema muito abordado já que é através da educação que se formam os futuros profissionais e cidadãos. Instituições de ensino públicas sem infraestrutura e salários pouco atrativos para professores fazendo com que os alunos dos colégios públicos não tenham condições de competir com alunos de instituições privadas  no mercado de trabalho.

A construção de estádios para a copa do mundo de 2014 fez com que a população ficasse ainda mais indignada. Já que assiste seu dinheiro derivado de impostos serem utilizados para os eventos esportivos enquanto estes e outros problemas permanecem sem solução.

Entende-se que o Brasil apresenta muitos problemas em questão de educação, saúde, transporte público entre outros, mais a população acredita que existem soluções para esses problemas e espera que atitudes positivas sejam tomadas pelos governastes como aconteceu com a derrubada da PEC37 (que foi uma proposta de emenda constitucional que entrou em votação para tirar o poder de investigação do ministério publico restringindo este poder somente a polícias federais e civis).


Comentários