Pular para o conteúdo principal

Mangá

por Kiane, 


Olá pessoal,

Acho que todo mundo já ouviu falar das revistinhas japonesas, mais conhecidas pela sociedade como MANGÁ, pois é vim aqui hoje falar um pouco sobre a história do mangá e mostrar-lhes que o mangá também fez parte de períodos muito importantes, como por exemplo, a segunda guerra mundial.
Os primeiros traços considerados desenhos vindos do mangá foi feito pelo artista japonês Katsushita Hokusai entre 1814 e 1849, seus desenhos retratavam pessoas em seu cotidiano, chamando muito atenção pelos seus traços e a beleza dos desenhos produzidos, denominados HOKUSAI MANGÁ.
Porém, no período Nara (séc. VIII d.C) já havia raízes do mangá, pois eles representavam suas histórias através de desenhos e textos produzidos em rolos chamados de emakimono.
Já no período Edo, os japoneses desenvolveram suportes gráficos e aprimoraram técnicas. Inicialmente, a maior parte das gravuras era de ilustrações românticas e poéticas. Desses estilos, o ukiyo-e fora o mais próximo do mangá, isso se deve a Katsusshita Hokusai(1760-1849), que lançou em 1814 a 1834 em Nagoya, uma edição do que ele chamou de Mangá, que tem como significado “desenhos irresponsáveis”.
O mangá no Japão além de denominar histórias em quadrinhos, denominava-se também caricaturas, o humor gráfico, entre outros. Foi apenas no séc. XX que o termo mangá fosse consolidado, Hokusai não poderia imaginar que a palavra por ele inventada abriria caminho, a partir da referida década, a uma das indústrias das mais gigantescas do país.
Sob ocupação americana no Japão após a segunda guerra mundial, os mangakas, como os desenhistas são conhecidos, sofreram grande influência das histórias em quadrinhos e da cultura ocidentais da época, traduzidas e divulgadas em grande quantidade na imprensa cotidiana. E é ai que surge Osamu Tezuka, influenciado por Walt Disney, Tezuka colocou nos mangás as características faciais semelhantes aos dos desenhos de Disney onde olhos, boca, sobrancelhas e nariz são desenhados de maneira bastante exageradas para aumentar a expressividade dos personagens, o que tornou sua produção possível.
Assim, os mangás cresceram simultaneamente com seus leitores e diversificaram-se segundo o gosto de um público cada vez mais importante, tornando-se aceitos culturalmente.


Fontes:
http://pandashi.blogspot.com/2007/04/histria-do-mang.htmlhttp://mestrededuelo.forumeiros.com/informcoes-f43/historia-do-mangas-t856.htm

Comentários