Pular para o conteúdo principal

17 de agsoto

por Maria Eduarda e Letícia,

Alguém sabe o que significa essa data? Muitas pessoas dizem que o Brasil é um país sem memória, que não se lembra das datas. Mas claro, existem as exceções, pois quando vimos algum marco importante, sempre lembramos das pessoas envolvidas que marcaram e marcam a história do Brasil.

Em 17 de agosto de 1898 nasceu o jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador e diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1998 foi comemorado o centenário de seu nascimento, instituindo este dia como o “Dia Nacional do Patrimônio Histórico”.

É o dia em que se homenageia os bens criados pelo homem e pela natureza, resgatando e preservando nossas raízes históricas. Quando um bem tem valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental ou afetivo pela população é realizado um tombamento deste bem pelo Poder Público, o que impede de ele ser destruído ou descaracterizado.

O IPHAN também protege os bens de acidentes geográficos e da destruição causada pelo homem, e este trabalho é realizado há mais de 70 anos.

Porém, esta ideia de preservar o patrimônio histórico teve início no século XIX e ganhou força após as guerras mundiais, quando houve a necessidade de restaurar os bens que foram destruídos nos confrontos.

Pois é pessoal, a preocupação com os nossos bens não é de agora, e com isso podemos ver vários pontos históricos que continuam intactos na memória do Brasil. Isso é muito importante, pois mesmo o Brasil tendo sido uma colônia há muito tempo, mostra como um país pode se recuperar, mesmo que não completamente, e ter sua própria cultura, com seus próprios nomes importantes, seus próprios patrimônios, sua própria vida...

É isso ai pessoal, vamos lembrar desse dia e cuidar de nossos patrimônios históricos, por que o IPHAN faz o papel dele, e nós como brasileiros e cidadãos devemos fazer o nosso também. Valeu!


(Casa do pe. Toledo - Tiradentes (MG)

Comentários