Por Letícia e Mariahna,
Você provavelmente já ouviu falar do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Mas você sabe porque ele tem este significado?
A história é do ano de 1994, quando Michael Emmes, mais conhecido por Mike, se matou. Ele era conhecido na cidade, por sua personalidade bondosa e suas habilidades mecânicas, que o ajudaram a consertar um Mustang 68 e o pintar de amarelo. O Mustang ficou então conhecido como “Mustang Mike”.
Nenhum de seus amigos, parentes perceberam os sinais, pois, pouco tempo antes, Mike havia terminado um relacionamento e seus amigos achavam que era por isso que andava meio pra baixo. Por ser em uma época em que depressão não era algo grande, ele não havia sido diagnosticado, e por não pensar em outra solução tirou a vida.
Em seu enterro, os próximos do filho de Dale e Darlene Emme, deixaram uma cesta com envelopes presos com fita amarela para quem quisesse os pegar. o bilhete era muito simples: “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”. No total foram 500 cartões feitos, estes que foram distribuídos pelos EUA e, semanas após o ocorrido, pessoas começaram a ligar para os pais de Mike, sendo a maioria adolescentes.
Foi assim que o Yellow Ribbon (Fita Amarela) se tornou um programa de prevenção ao suicídio. No total foram 19 milhões de cartões que, em 25 anos, ajudaram a evitar 115.000 suicídios entre jovens.
Agora, como isso fez do Setembro Amarelo ser de prevenção ao suicídio? No ano de 2003, a OMS fez do dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O suicídio é visto como um drama mundial. Que afeta qualquer pessoa, de qualquer idade, cultura, gênero, e qualquer classe social.
Em média de 800 mil pessoas tiram sua vida anualmente, sendo uma morte a cada 40 segundos, segundo a OMS. Entre os anos de 2012 e 2014, 31.507 casos foram registrados somente no Brasil.
A partir de 1999, a OMS começou a considerar o suicídio como caso de saúde pública, e por conta disso começou-se a criação de iniciativas de educação e conscientização para prevenir o problema.
Fontes:
https://www.setembroamarelo.org.br/ https://www.flatout.com.br/setembro-amarelo-como-um-ford-mustang-1967-inspirou-a-prevencao-ao-suicidio/ https://minutosaudavel.com.br/setembro-amarelo/
Comentários
Eu não conhecia a história do setembro amarelo e achei super interessante, pois a partir de um suicídio a família de Mike conseguiu conscientizar outras pessoas e ajudá-las para que não fizessem o mesmo que Michael, e a partir disso criou-se um programa de prevenção ao suicídio que ajudou a evitar 115.000 mortes.
Muitas pessoas começam a ajudar e prestar atenção no próximo só em setembro, por conta da prevenção do suicídio. Mas não deveria ser só nesse mês, e sim todo dia. Devemos prestar mais atenção nas pessoas.
(Thais 9C)